Governo realiza seminário para discutir relação com ONG's

O evento prossegue até a próxima quinta-feira (13)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou nesta terça (11), o seminário realizado pela Secretária de Desenvolvimento Rural por meio do Programa Viva o Semiárido, que trata da relação de governo e Organizações da Sociedade Civil: Contextos e Perspectivas com o marco regulatório. O primeiro dia do evento contou com a palestra sobre Regime Jurídico que Regulamenta Parcerias entre a Administração Pública e as Ong's, conforme a Lei 13.019 de 31/07/2014,ministrada pelo Doutor Daniel Reich.

"Fundamentalmente, o que estamos tratando neste encontro é a referência legal da relação estado e sociedade civil; como pode ocorrer, quais os critérios, elementos e também os direitos e obrigações que se estabelecem nesta parceria", diz Daniel Reich, ressaltando que o seminário vai focar, principalmente, na legislação e vai provocar o debate político, que considera importante no reconhecimento do papel da sociedade civil quando se trata da execução de politicas públicas.

A abertura do evento, organizado pela equipe do Programa Viva o Semiárido, foi realizada em solenidade na noite de segunda (10), com a presença do secretário Francisco Limma, do gerente de controle da Controladoria Geral do Estado (CGE), Márcio Rodrigo de Souza; do presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros; da Superintendente da Seplan, Rejane Tavares; representantes de Ongs, Conselhos Territoriais e assessores jurídicos.

Para assessora técnica da Secretaria de Governo, Sônia Terra, o evento é extremamente necessário para compreensão dos movimentos sociais, por ser o detalhamento de uma lei que vai beneficiá- los nestas parcerias, já que os convênios são imprescindíveis e muitas vezes há falta de compreensão pelos representantes dos movimentos. “Então, quando você tem oportunidade de capacitação e de integração entre ONGs com o governo, é importante para o avanço no empoderamento das organizações sociais" enfatizou.

Durante a programação que prossegue até quinta (13) serão realizadas mesas-redondas e painéis, quando serão discutidos a nova legislação, as leis, os decretos e os regulamentos das normativas que disciplinam os contratos, convênios, termos de cooperação técnicos e financeiros.

"Estamos trazendo o Dr. Daniel Rech, um dos maiores especialistas na área, para nos ajudar a simplificar essa relação institucional, inclusive, de contratos e convênios, a princípio utilizada dentro do Programa Viva o Semiárido, mas que será importante para todo o Estado. Somos um dos poucos estados que tem um decreto assinado, em 2016, e precisamos colocar em prática este instrumento de celebração de contratos com os organismos sociedade civil. Organizar o povo é construir pequenas experiências de inclusão do ponto de vista econômico, político e social, é indispensável para este processo de avanço da democracia e de consolidação das conquistas sociais”, concluiu Limma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES