Governo recua de mudança nas regras para livros didáticos

Pela decisão anterior, livros escolares não precisariam mais abordar violência contra a mulher

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sob o comando do filósofo e teólogo Ricardo Vélez Rodriguez desde a última semana, o Ministério da Educação (MEC) tinha decidido no último dia 2 mudar as regras de distribuição dos livros didáticos, suprimindo trechos como o compromisso com temas como violência contra as mulheres e promoção das culturas quilombola e dos povos do campo. Na noite desta quarta (9), o MEC voltou atrás.

Em nota, o ministério diz que Vélez Rodríguez “decidiu tornar sem efeito” a retificação do edital, “tendo em vista os erros que foram detectados no documento cuja produção foi realizada pela gestão anterior do MEC”. Ainda segundo o texto, a revisão havia sido enviada em 28 de dezembro de 2018, no governo Temer.

“O MEC reitera o compromisso com a educação de forma igualitária para toda a população brasileira e desmente qualquer informação de que o governo Bolsonaro ou o ministro Ricardo Vélez decidiram retirar trechos que tratavam sobre correção de erros nas publicações, violência contra a mulher, publicidade e quilombolas de forma proposital”, finaliza o comunicado.

O edital do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), publicado em 2 de janeiro, que orientava a produção de livros escolares que serão entregues a partir de 2020, excluía também orientação para que ilustrações retratassem “a diversidade étnica da população brasileira, a pluralidade social e cultural do país”.

O documento acabava também com a necessidade de que os materiais tivessem referências bibliográficas. Havia sido retirado ainda o item que impedia publicidade e erros de revisão e impressão. Na prática, a mudança poderia aumentar o número de erros nas publicações.

De acordo com a Folha de S. Paulo, na versão anterior do edital - agora mantida - , a orientação era de que os livros promovessem “positivamente a imagem da mulher, considerando sua participação em diferentes trabalhos, profissões e espaços de poder, valorizando sua visibilidade e protagonismo social, com especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não violência contra a mulher”. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo.

Por ano, são comprados cerca de 150 milhões de livros, com custo de R$ 1 bilhão. As mudanças se referiam ao conteúdo disponibilizado para o ensino fundamental 2 (6º a 9º ano). 

Em ação recente, o novo ministro desmontou a secretaria do MEC responsável por ações de diversidade. Ao tomar posse, Vélez exaltou família, igreja e valores tradicionais.

Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se manifestou recentemente a favor de que professores não abordassem questões como feminismo em sala de aula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES