Governo vai investir R$ 440 milhões para qualificar profissionais

Mais de 300 mil profissionais receberão treinamento até 2013

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Turismo vai investir R$ 440 milhões para qualificar 306 mil profissionais até 2013. O objetivo é preparar trabalhadores de diferentes áreas para a Copa de 2014. O Programa Bem Receber Copa foi lançado nesta quinta-feira (29).

Em parceria com cinco associações brasileiras de empresas, o ministério está montando programas educacionais que serão subsidiados pelo governo.

A Abetar (associação de transporte aéreo), por exemplo, vai treinar as empresas aéreas regionais e as terceirizadas que oferecem serviços para aviação. Quem faz o catering (comida para avião) e a limpeza das aeronaves vai participar de aulas para melhorar o atendimento.

Outro objetivo é ampliar de 35 mil para 80 mil o número de vagas em cursos de inglês e espanhol, no programa Olá! Turista, do governo em parceira com a iniciativa privada. Hoje, ele é oferecido em seis capitais, explica Luiz Barretto, ministro do Turismo.

- Temos menos de 50% das vagas ocupadas. Queremos montar o programa nas outras seis capitais que sediarão os jogos da Copa. O treinamento em línguas é fundamental.

As outras quatro entidades parceiras do ministério nesse programa de qualificação são Abrasel (Associação de bares e restaurantes), Abla (de locadoras de automóveis), IBH (de hospedagem) e Abeta (de ecoturismo e aventura).

O ministro afirmou que é fundamental capacitar o trabalhador para que o país não sofra com a falta de especialização durante o evento. Segundo ele, isso vai incentivar o consumo e o bem-estar dos turistas.

- O Brasil não vai ter problemas em 2014 [com falta de atendimento aos estrangeiros].

Barretto lembrou que o ministério já fez parceria com a prefeitura de São Paulo para oferecer aulas de inglês para taxistas.

- Falar inglês pode ser um diferencial para o taxista e aumentar sua competitividade no mercado de trabalho, além de fidelizar clientes.

Cursos profissionalizantes

Uma das associações que fecharam parceria com o ministério, a Abrasel, vai treinar 180 mil dos 306 mil profissionais visados pelo programa. Serão 150 mil trabalhadores em bares e restaurantes e 30 mil ambulantes, como vendedores de picolé.

O presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci Júnior, conta que o principal objetivo é reduzir o risco de intoxicação alimentar, segunda maior preocupação do turista que vem ao Brasil. A primeira é a violência.

- A segurança alimentar é muito importante, e é um assunto simples. Lavando bem as mãos é possível diminuir em 90% esse problema.

Somucci detalhou outros pontos que a Abrasel vai abordar com os funcionários das empresas associadas. Um deles é o passeio turístico na cidade que os trabalhadores do setor de serviços devem fazer, para que possam indicar lugares interessantes para comer e visitar.

Também com o apoio da entidade serão instalados postos de informação turística em 600 restaurantes brasileiros. Além disso, os vendedores ambulantes devem ser credenciados e receber orientações. Eles terão cartelas de cores e folhetos de informações em seis línguas.

- Se um alemão quer perguntar sobre compra ou passeio, ele aponta a cor e o ambulante pode indicar onde conseguir informação de qualidade naquele idioma.

As inscrições e seleções para o Bem Receber Copa começam em Brasília a partir de julho. Nas outras capitais que sediarão os jogos, começa em agosto. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. Vale lembrar que só trabalhadores empregados podem participar do programa, e as empresas devem procurar diretamente o ministério ou a associação da qual faz parte para inscrever o funcionário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES