Governo vistoria áreas atingidas pelas chuvas em Piripiri e Parnaíba

Equipes das Secretarias de Governo, SASC e Defesa Civil estiveram em Piripiri e Parnaíba nesta sexta-feira

Governo vistoria áreas atingidas pelas chuvas em Piripiri e Parnaíba | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe da Defesa Civil estadual esteve, na manhã desta sexta-feira (27), no município de Piripiri para avaliar e mapear as situações de alagamento e de riscos de desabamento, devido às fortes chuvas que ocorreram na região. A equipe, acompanhada da prefeita de Piripiri, Jove Oliveira e de integrantes da gestão municipal, visitou a zona urbana e rural da cidade.

“Realizamos visitas aos locais mais atingidos pelas chuvas e orientamos a gestão municipal sobre as áreas que devem ser isoladas e quais as medidas cabíveis devem ser tomadas a partir de agora”, explicou o engenheiro Kelson França, que faz parte da equipe da Defesa Civil estadual.

Governo vistoria áreas atingidas pelas chuvas em Piripiri e Parnaíba - Foto: Ascom

Para a prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, o momento é de preocupação, já que está previsto um grande volume de chuva para a região, mas, sobretudo, de antecipação dos problemas. “Só o município não é capaz de resolver esses problemas sozinhos, mas com o estado, que é um parceiro, certamente vamos ter resultados positivos e evitar que ocorram tragédias aqui na cidade”, ressaltou.

Outra equipe da Defesa Civil foi deslocada para Parnaíba para também realizar um diagnóstico situacional da região. Além disso, o Governo do Estado determinou a criação de um gabinete de crise voltado para efetivação de ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações no Piauí e a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Em Parnaíba, além da equipe de Defesa Civil, estiveram na cidade o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.

Marcelo Nolleto afirmou que o motivo foi fiscalizar, dialogar e planejar possíveis soluções para o município, que vem sendo bastante impactado pelas chuvas intensas dos últimos dias.

Governo vistoria áreas atingidas pelas chuvas em Piripiri e Parnaíba - Foto: Ascom

Para tratar da problemática, o governador Rafael Fonteles ordenou visita imediata ao município e decretou a criação de um Gabinete de Crise, formado pelas secretarias de Governo, Defesa Civil e de Assistência Social. O objetivo é amparar as pessoas atingidas, realizar um levantamento inicial da situação e discutir soluções a curto, médio e longo prazo.

O secretário reforçou a união de esforços para observar ‘in loco’ o problema. “Saímos de Parnaíba sensibilizados com o dever de cuidar da parte de drenagem do Piscinão do bairro Parque Piauí”, afirmou, declarando que a curto prazo, serão trabalhadas melhorias para vida das pessoas que moram nas proximidades do Piscinão, a infraestrutura das casas.A secretária de Defesa Civil, Norma Sueli Nogueira, a equipe fez visitas técnicas para identificar pontos críticos e planejar ações que possam ser aplicadas de forma mais rápida a fim de amenizar o drama da população que sofre com os alagamentos.Ela explicou que a equipe de engenharia está trabalhando no que pode ser feito a curto e médio prazo para sanar o problema que é recorrente.

“Queremos atuar para sanar os problemas”, diz.A Superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, diz que a SASC acompanha de perto a situação das famílias, fará um diagnóstico da situação e vai atuar em parceria com as demais secretarias para desenvolver ações que tragam resultados para a população. De forma mais imediata, Janaína assegura que na segunda-feira, como ações imediatas, serão enviadas colchões e cestas básicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES