Governo volta a negociar reajuste de servidores e greve se esvazia

Proposta vai ficar aquém dos 22% de aumento exigidos pelo funcionalismo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal reabre hoje as negociações dos reajustes salariais que serão concedidos em 2013 para algumas carreiras do Executivo. A sinalização já foi suficiente para alguns setores acenarem com o término das paralisações.

A proposta oficial será aquém dos 22% de aumento linear exigidos pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representa 85% dos funcionalismo. O texto final terá como base 4% para repor as perdas inflacionárias e teto de 45%, divididos em três anos, já concedidos aos professores das universidades com doutorado.

Integrantes do Ministério da Defesa também vão receber aumento e, para o grupo, a proposta poderá ser mais robusta. Para as demais carreiras o discurso do Palácio do Planalto permanece, ou seja, é necessário agir com cautela por causa da crise econômica internacional. A presidenta Dilma Rousseff também declarou que não vai ceder às pressões dos servidores paralisados.

A sinalização de acordos que já estão avançados faz a greve recuar em algumas classes. Os servidores da Anvisa que atuam nos aeroportos e portos do Rio de Janeiro já retornaram ao trabalho. Já a Polícia Federal retoma quinta-feira o serviço de emissão de passaportes, um dia após reunião com o governo. Os Fiscais Agropecuários voltaram ao trabalho após decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Os servidores da Fiocruz decidiram manter a greve até amanhã, quando fazem assembleia para discutir o que for negociado hoje com o governo. Cerca de 60 estudantes da UFRJ ocuparam ontem a entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e protestaram contra o retorno das aulas de História.

O Ministério do Planejamento enviou ontem comunicado aos órgãos em que reiterou o corte de ponto referente aos dias parados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES