Teresina é palco do turismo sexual de crianças, diz vereadora

No dia 18 de maio acontece um evento no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Dá esquerda para a direita, João Evelange, Irmã Denise Morra, Dina Barros e a vereadora Graça Amorim | Waldelúcio Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operação conjunta com as Polícias Civil e Militar realizou na noite dessa quarta (09) uma blitz em combate a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais de Teresina. A operação foi idealizada pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar e o Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual e foi o ponta-pé para o evento que acontecerá dia 18 de maio (Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) em frente ao Riverside em direção a Ponte Estaiada, às 16horas.

Omeionorte.comconversou com exclusividade com dirigentes de alguns dos órgãos que participaram da operação. A irmã Denise Morra, coordenadora do Comitê Piauiense de Enfretamento a Violência Sexual da Criança e Adolescente, conta que a atitude foi louvável, ?Há um esforços de autoridades para somar forças em combate à exploração sexual?, disse a irmã. Dina Barros, conselheira tutelar do grande Dirceu comentou da participação popular no combate a exploração dos jovens, ?A sociedade tem estado junto com o conselho denunciando e ajudando no combate a esse crime?, falou Barros.

João Evelange, conselheiro tutelar do Centro-Norte da capital, diz que o conselho está identificando cafetões e aliciadores desses menores, ?Nós temos identificado essas pessoas e buscado a mídia para divulgar a necessidade de se combater a explorações de crianças e adolescentes?, declarou o conselheiro. A vereadora Graça Amorim (PTB), criou um Código de Conduta de Ética para buscar a parceria com hotelaria, empresas de transporte, restaurantes que possam ajudar na fiscalização do chamado ?Turismo de Exploração Sexual?. De acordo com ela, "Teresina também é palco do turismo sexual de crianças e adolescentes". Dados da PRF confirmam que já existem cerca de 47 pontos de prostituição infantil na capital.

Segundo a vereadora, muitas pessoas vêm para Teresina com o nome camuflado de turismo de negócios, quando a intenção na verdade é para exploração de jovens e crianças que está diretamente ligado ao consumo de drogas e sequestro desses jovens para fora do Piauí.

A irmã Denise Morra diz que o comitê tem esse papel fiscalizador também. ?O comitê tenta monitorar os hotéis, motéis, grandes eventos. Temos que trabalhar o turismo sustentável?, fala a coordenadora do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual a Criança e o Adolescente.

No dia 18 de maio acontece em frente ao shopping Riverside em direção a Ponte Estaiada as 16:00 horas, um evento no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento será aberto ao público que queira vestir a camisa no combate a exploração desses menores. Segundo a irmã Denise Morra, os microfones estarão abertos para as pessoas que queiram apresentar propostas e campanhas de enfrentamento a exploração sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES