Grafite quebra frieza do concreto e transforma viaduto em galeria de arte a céu aberto em Teresina

A arte do grafite se expressa nos muros de Teresina

Grafite | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em muitos espaços públicos de Teresina, o grafite tem embelezado paredes, muros, colunas e vários outros lugares que aceitam uma bela arte como esta. O grafite é cada vez mais presente na nossa sociedade e, diferente da pichação, possui desenhos mais bem elaborados e coloridos que não são atos de vandalismo. E como Teresina é uma cidade jovem que aceita as mais diversas formas de manifestações culturais da juventude, foi realizado entre os dias 15 e 31 de agosto, intervenções de grafite nos muros da cidade.

A ação faz parte do I Encontro Teresinense de Graffiti e teve como objetivo mobilizar grupos e levar a arte do grafite para as ruas de Teresina, conscientizando a população, a fim de mudar o pensamento da sociedade com relação ao grafite. Recentemente foi aprovada uma lei que reconhece o grafite como profissão e essas atividades contribuem mais ainda para despertar uma boa imagem do grafite na sociedade, já que muitos ainda o confunde com a pichação.

Segundo Gil BV, que comanda a CUFA (Central Única das Favelas) aqui em Teresina e um dos organizadores do encontro, o evento surpreendeu a todos e que o resultado foi mais do que o esperado. “Criamos uma galeria de grafite ao céu aberto e não vamos parar. O encontro acabou, mas as ações mais simples continuam, porque Teresina abriu os olhos e diferenciou a arte da pichação”, explica Gil.

Adriano Carlos Lustosa, 33 anos, é um dos grafiteiros que participaram deste encontro. Ele, que já tinha participado de um outro encontro, mas no nível desse, ainda não, garante que esta foi uma experiência única e maravilhosa, onde gerou recompensas que vão contribuir muito para o trabalho do artista que é grafiteiro há, somente, dois anos.

“Foi um evento de grande nível. Tinha bastante artista de fora, do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Recife e outros. A maior recompensa foi essa troca de informações, de experiências. Aprendi novas técnicas, conheci novas pessoas e já até recebi convites para pintar em outros estados. Enriqueceu muito meu trabalho, foi tudo maravilhoso e eu gostei muito”, afirma Adriano que gosta de desenhar letras interagindo-as com personagens.

Ele assina seus desenhos como “Camelo”, seu apelido no mundo do grafite, ou apenas pelas letras “CML”. Para encerrar este I Encontro Teresinense de Graffiti, os grafiteiros de Teresina enfrentaram uma maratona de mais de 15 horas para espalhar cor, arte e criatividade pelo viaduto da Avenida Higino Cunha, na Zona Sul de Teresina. A mobilização teve início na madrugada do domingo (31). O acesso ao viaduto foi interditado durante todo o dia para garantir a segurança dos grafiteiros.

Gil BV ainda comenta que nesta ação do viaduto foram pintados 800 metros em único dia e que esta grafitagem encerrou o evento com chave de ouro. “Já fechamos um próximo encontro deste nível para o próximo ano. A grande sacada é continuar com tudo isso, porque esse ato artístico já é muito a cara da cidade. O viaduto deixou de ser um corredor de concreto e passou a ser um corredor de arte.”, acrescenta

Antes do trabalho no viaduto, os profissionais tiveram seminários e oficinas como objetivo discutir políticas públicas voltadas para o fortalecimento das expressões culturais e da identidade dos jovens que praticam cultura hip hop. A programação contou ainda com palestras, workshops, e oficinas de grafite, toy art e book, além de apresentações de hip hop entre outras atividades.

Diferença entre Grafite e Pichação
O nome “grafite” tem origem no italiano “graffito”, palavra usada para designar os desenhos de épocas remotas, feitos em paredes. “Graffite”, por sua vez, é o plural de “graffito” e serve para designar os desenhos elaborados ao ar livre em geral.

Ao contrário da pichação, o grafite é baseado em desenhos. Todas as letras e figuras utilizadas nas pinturas são pensadas, elaboradas, desenhadas e coloridas cuidadosamente, para que representem aquilo que o artista quer mostrar.

Algumas pessoas, porém, parecem não perceber a diferença entre os dois estilos de arte. É o caso da Lei 9.605, sancionada em 1998, que criminaliza pichação e grafite. A principal diferença entre os dois estilos de arte é que o grafite é baseado em figuras, enquanto a pichação é baseada em letras.

As duas artes, contudo, têm um contexto social parecido. Elas visam intervir na paisagem urbana, fazendo com que a população reflita sobre o que está sendo representado ali. Apesar de andarem sempre às margens da sociedade, o caminho dessas duas artes se diferenciou nos últimos anos.

Enquanto a pichação continua sendo discriminada, o grafite brasileiro ganha cada vez mais espaço, inclusive fora do país, onde nossos artistas são chamados para montarem diversas exposições. Hoje, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor.










Fotos: Victor Gabriel

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES