Grande nome da cultura popular nordestina, 'Seu Lunga' morre aos 87 anos

Joaquim dos Santos Rodrigues ganhou fama com respostas ao “pé da letra”. É um dos personagens populares da cultura nordestina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", de 87 anos, morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense.

O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ''pé da letra'', diretas e intempestivas.

Pai de 13 filhos, natural do Cariri, da cidade de Caririaçu, "Seu Lunga" viveu em Assaré e, desde a adolescência, em Juazeiro do Norte. Ele Tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, onde se tratava de um câncer de esôfago.

Biografia

Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos. Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro do Norte que vendia de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas.

Processo

Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra o cordelista Abrahão Batista, que utilizava o apelido do sucateiro em suas publicações. "Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome", disse, à época, ao Diário do Nordeste. Abrahão publicou o cordel com o título "As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo", que narra frases e respostas atribuídas ao comerciante.

Boatos

Em 26 de julho de 2013, Seu Lunga enfretou boatos que circularam na internet de que ele havia sido assassinado. Em entrevista ao Diário do Nordeste, respondeu ao estilo que o fizeram famoso: “Quero saber quem é o ‘fela da puta’ que disse isso. Agora vou viver mais 100 anos!”, desabafou.

Leia alguns causos famosos de 'Seu Lunga'

"Seu Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa, um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e ai saiu feito louco a quebrar as telhas." 

"Uma certa vez dando uma surra em um dos seus filhos, quando ainda pequeno o menino gritava: Tá bom pai, tá bom pai, pelo amor de deus, tá bom!!!!! Lunga responde: Tá bom? Que legal! Pois quando tiver ruim diga que eu paro."

"No seu comércio de sucata, ele também vende outros produtos dependendo da ocasião. Uma vez tinha uma saca de arroz e um romeiro perguntou: Seu Lunga como tá o arroz?... ...Ele respondeu: Tá cru!!!!!!"

"Um outro parou pra comprar uns ovos que tinha exposto. Pegava cada ovo e balançava perto do ouvido, um a um, quando lá ia pelos 6, 7 ovos, Lunga disse: Pare, pare, pare, que chocalho tem é no mercado, pode sair."

"Numa madrugada dessas, a mulher de Lunga teve um mal-estar, e gemendo acordou o marido: - Lunguinha, Lunguinha, ta me dando uma coisa aqui... - Então receba - Mas Lunga, é uma coisa ruim... - Então devolva!" 

"Seu Lunga entrando em uma loja: - Tem veneno pra rato? - Tem! Vai levar? - Pergunta o balconista. - Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! - responde seu Lunga." 

"O Seu Lunga consegue um emprego de motorista de ônibus. No primeiro dia de trabalho, já no final do dia, ele para o ônibus em um ponto. E uma mulher pergunta: - Motorista, esse ônibus vai para a praia? E o Seu Lunga responde: - Se você conseguir um biquini que dê nele..." 

"O Seu Lunga estava em casa e resolveu tomar um café: - Mulher! Traz um café! - É pra trazer na xícara? - Não! Joga no chão e traz com o rodo!" 

"Seu Lunga vinha chegando em sua casa com 1 litro de leite, quando uma pessoa perguntou: -Seu Lunga, vai tomar um leitinho? -Não, é pra lavar a calçada - Ele pegou, e jogou o leite na calçada." 

"Seu Lunga tava cortando uns limões, quando passa sua mulher e pergunta: -Esse limão é pra fazer suco? -Não, é pra eu usar de colírio!"

"Seu Lunga estava chupando limão, quando cai um pouco no olho, quando passa alguém e pergunta: -Ardeu, Seu Lunga? -Não, mas vai arder é agora – Disse espremendo limão nos olhos.".

Bráulio Bessa faz homenagem a 'Seu Lunga' no Facebook



VÍDEOS DE ENTREVISTAS COM O 'HOMEM MAIS BRUTO DO MUNDO'

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES