Grande parte do Brasil tem previsão de chuvas intensas em várias regiões

Segundo o Inmet, alertas de chuvas intensas e tempestades foram emitidos neste sábado (27).

Tempestades e chuvas intensas são previstas para grande parte do Brasil | Reprodução/INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil pelo menos até este fim de semana. Segundo o Inmet, alertas de chuvas intensas e tempestades foram emitidos neste sábado (27) para mais de 20 estados brasileiros, concentrando-se na região mais central do país.

Em estados como o Acre, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, todo o território está sob risco de chuvas intensas, podendo registrar até 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Para esses estados foram emitidos dois alertas de perigo (laranja) e perigo potencial (amarelo) devido aos possíveis riscos como o de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O Inmet também emitiu alerta para região Sul, englobando parte norte do Rio Grande do Sul, todo o território de Santa Catarina, parte sul do Paraná e Litoral Sul Paulista, na região Sudeste. Para esses locais, foi emitido aviso de tempestade, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h)

Segundo o Inmet, essa situação é resultado da presença da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso, que se formou na noite de terça-feira (23) e deve permanecer ativa até pelo menos este fim de semana (dias 27 e 28 de janeiro).

Em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação entre calor e umidade, intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera, manterá as condições para as típicas pancadas de chuva de verão.

O Inmet alerta para a possibilidade de ocorrência de temporais localmente intensos, acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento, podendo resultar em transtornos. De acordo com as previsões do modelo COSMO, o total acumulado de chuva esperado entre a noite de terça-feira (23) e a noite de domingo (28) pode ultrapassar os 150 milímetros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES