Grávida com morte cerebral é mantida viva para que seu filho tenha chance de sobrevivência

— A lei não é clara, e quando há conflito, a questão terá de vir perante o tribunal — afirma McAuley ao “The Independent”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher grávida, declarada pelos médicos com morte cerebral, está sendo mantida em suporte de vida contra a vontade de seus pais para que seu filho de 16 semanas tenha uma chance de sobrevivência. De acordo com o jornal “Irish Independent”, os pais da mulher expressaram seus desejos de desligar a máquina de suporte de vida de sua filha. O pedido foi negado pelos médicos com base em uma emenda constitucional da República da Irlanda, que dá o direito de status igual às mães e às crianças que ainda não nasceram.

A emenda afirma: “O Estado reconhece o direito à vida do nascituro e, com o devido respeito ao direito à vida da mãe, garantias em suas leis de respeitar, e, na medida do possível, por suas leis para defender e reivindicar esse direito”.

A mulher tinha sofrido uma lesão interna resultante de um coágulo de sangue e foi transferida para uma unidade especializada em Dublin, há duas semanas. Os médicos de lá não conseguiram reanimá-la. Ela foi então transferida de volta para o hospital que foi originalmente admitida, que agora está buscando um parecer jurídico sobre se ele pode deferir o pedido do pai e desligar o suporte de vida.

Fontes citadas pela imprensa irlandesa dizem que os pais da mulher também estão considerando entrar com uma ação legal contra a decisão de não desligar o suporte de vida. Se o caso alcançar tribunal, o estado teria de ser envolvido, a fim de representar o feto.

Um especialista em direito médico irlandês, Adam McAuley, disse que o mais provável seria que o Alto Tribunal de Dublin determinasse se a mulher vai ser mantida viva artificialmente até que o bebê possa nascer.

— A lei não é clara, e quando há conflito, a questão terá de vir perante o tribunal — afirma McAuley ao “The Independent”.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES