Grávida deu à luz no chão da maternidade após ser liberada por médica

A apuração incluirá não apenas a médica demitida, mas também as condutas de outros profissionais de saúde envolvidos no atendimento

Grávida deu à luz no chão da maternidade após ser liberada por médica | Imagem: Reprodução TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Queli Santos Adorno, 35 anos, teve negada assistência na maternidade Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias (RJ), mesmo estando em trabalho de parto. Desamparada, deu à luz a um menino no chão da recepção.

O QUE ACONTECEU? Por volta das 22 horas da quinta-feira da semana passada (21), Queli chegou à maternidade. Após ser examinada por uma médica, foi aconselhada a permanecer na unidade hospitalar devido à possibilidade de rápida evolução do caso. As informações foram fornecidas pela irmã da grávida, Carine Santos Adorno, à TV Globo. Às 4 horas da madrugada de sexta-feira, Queli foi instruída a retornar para casa durante uma consulta com outra médica. Foi recomendado que ela voltasse à maternidade apenas após as 6h30. 

Na recepção, por volta das 6 horas, Queli entrou em trabalho de parto. Sem permissão para entrar na maternidade, ela se deitou no chão e deu à luz seu filho, Azafe, no piso frio do local. Após o parto, Queli chorava enquanto expressava: "A médica foi negligente, eu avisei. Ela não acreditou em mim". O parto foi conduzido pela primeira médica que atendeu a gestante.

MÉDICA FOI DEMITIDA: A Prefeitura de Duque de Caxias demitiu a médica que enviou Queli para casa. A decisão foi comunicada em nota enviada ao UOL. O texto expressa "repúdio" à conduta da profissional e reitera o compromisso com um atendimento humanizado aos pacientes. Também foi ordenada a abertura de uma sindicância para investigar o caso. A apuração incluirá não apenas a médica demitida, mas também as condutas de outros profissionais de saúde envolvidos no atendimento de Queli.

MÃE E FILHO PASSAM BEM: A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias enfatizou que tanto a mãe quanto o filho estão em bom estado de saúde. Ambos permanecem internados e estão sendo cuidados por uma equipe multidisciplinar. A família também alegou ter tentado registrar um boletim de ocorrência, mas os agentes se recusaram a fazê-lo. No entanto, ao ser contatada, a Polícia Civil negou essa informação, explicando que consultou a 60ª DP e foi informada de que a delegacia não foi procurada pelos familiares da gestante.

TRECHO DA NOTA DA PREFEITURA: "A médica responsável pelo último atendimento à paciente gestante Queli Santos Adorno, que deu entrada na Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra em 22/03/2024, às 22h37, foi desligada do seu quadro de funcionários."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES