Grávida morre à espera de ambulância no ES

Grávida morre à espera de ambulância no ES

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fam?lia de uma jovem gr?vida de cinco meses viveu um fim de semana dram?tico no Esp?rito Santo. A mo?a, de 27 anos, morreu de edema pulmonar e cerebral, depois de ter atendimento recusado duas vezes pelo servi?o de ambul?ncia. Ela foi levada de t?xi para o pronto-socorro e morreu ? espera da transfer?ncia para um hospital com mais recursos.

Jana?na Guimar?es passou mal na madrugada de s?bado (1?), em Vila Velha. A m?e ligou para o servi?o de ambul?ncia. "Disseram que todas as ambul?ncias estavam ocupadas", lembra a dona-de-casa Maria Tereza Guimar?es.

Ela foi levada para um hospital municipal de t?xi e chegou a ser medicada. Voltou para casa, mas passou mal de novo. A m?e novamente ligou para o servi?o de ambul?ncia. "Falaram para coloc?-la nas costas e lev?-la para o hospital", conta Maria Tereza.

Quando a paciente voltou para o hospital, de t?xi, o quadro era bem mais grave. Ela precisava ser transferida para outro hospital com mais recursos. Desta vez, foram os m?dicos que ligaram para o Servi?o de Atendimento M?vel de Urg?ncia, o Samu. Foram sete liga?es e a ambul?ncia demorou quase quatro horas para chegar.

Segundo a diretora do hospital, Val?ria Marcondes, se a transfer?ncia fosse feita em menos tempo, a jovem gr?vida teria mais chances de sobreviver. Caio Duarte Neto, do Samu, afirmou que o atendimento inicial da paciente deve ser feito pelo hospital. A fam?lia registrou queixa na pol?cia.

Os pacientes e m?dicos contam que a falta de vagas e a dificuldade de transporte s?o rotina no sistema p?blico de Sa?de do Esp?rito Santo. Na semana passada, uma mulher que sofreu infarto ficou quatro horas em um posto de sa?de da Grande Vit?ria ? espera de vaga em um hospital maior.

Inqu?rito

A Secretaria de Sa?de do Esp?rito Santo determinou abertura de inqu?rito para investigar a morte de Jana?na. Com rela??o ? falta de vagas, o secret?rio Anselmo Tose diz que o Governo federal n?o manda dinheiro para os hospitais p?blicos do estado.

O Minist?rio da Sa?de afirmou que todos os recursos acertados com o Esp?rito Santo j? foram repassados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES