Grávidas representam 27% das mortes por gripe suína no Brasil

Ministério diz que doença matou 74 pessoas no país em 2010

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gripe A (H1N1), conhecida como suína, matou 74 pessoas neste ano no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (17). Do total de vítimas, 27% eram grávidas, o grupo que se mostrou mais vulnerável à doença no país.

Neste ano, 609 pessoas foram hospitalizadas por causa de formas graves da gripe no país, sendo 16% gestantes. Os dados foram atualizados até o último dia 5. Já em 2009, foram confirmados 44.544 casos da doença no Brasil e 2.051 mortes.

As grávidas formam um dos grupos que mais resistiram a tomar à vacina contra a doença. A distribuição de doses para essa parcela da população começou no dia 22 de março. Até hoje, quase três meses depois, de acordo com os dados oficiais, a meta de 80% não foi atingida. Segundo o Programa Nacional de Imunização, 2,2 milhões de gestantes se vacinaram no país, o que representa pouco mais de 70% do público-alvo (3 milhões de pessoas).

Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a expectativa é que a meta tenha, sim, sido atingida. Ele disse que o número total de grávidas no país foi "superestimado", já que levou em conta o número esperado de nascimentos de bebês durante todo o ano.

? Você tem gestantes que deram à luz antes da campanha, outras que engravidarão após o fim da vacinação e ainda gestações que não chegaram ao fim.

No ínicio da campanha, o público-alvo de vacinação era de 91 milhões de brasileiros. Quando as crianças de 2 a 4 anos foram incluídas, esse número passou para 100 milhões. Temporão, no entanto, afirmou que o ministério refez as contas porque havia pessoas que faziam parte de mais um grupo. Por isso, o número atual do público-alvo foi estabelecido em 92 milhões de pessoas.

Como o Brasil vacinou 81 milhões de pessoas até esta quinta-feira, isso representa 88% dos indivíduos que deveriam ter tomado a dose e 42% de toda a população brasileira. Segundo o ministro, o Brasil é o país com o maior índice de pessoas vacinadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES