Greve dos ônibus inicia hoje

Motoristas e cobradores deflagram paralisação a partir desta segunda-feira(04), por tempo indeterminado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou à 0h desta segunda-feira (04) a greve dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos de Teresina. A paralisação, por tempo indeterminado, foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (SINTETRO), Fernando Feijão.

Ele informou que 30% dos 452 ônibus dos quatro consórcios de empresas que atuam em Teresina circularão durante a greve, de acordo com a exigência legal. Ele informou que fez a comunicação, obrigatória, da greve por tempo indeterminado, na tarde de quinta-feira, para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e pela Justiça do Trabalho. Fernando Feijão disse que a greve será deflagrada porque os empresários de ônibus urbanos não deram resposta à proposta da categoria de reajuste salarial de 8.5%.

“Enquanto a nossa proposta não é atendida, vamos iniciar a greve nesta segunda-feira e não tem data para encerrar. Estamos sendo empurrados para essa greve pela falta de vontade de negociar dos empregadores. O Serviço de Empresas de Transporte Urbano (Setut), que vem colocando sempre a Prefeitura Municipal no meio dessa negociação, coisa que nunca houve nessa cidade”.

Crédito: José Alves Filho

No mês de janeiro, os trabalhadores realizaram paralisação de advertência e chegaram a fazer reunião com representantes da categoria, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e da Prefeitura de Teresina, mas não houve um consenso.

O superintendente regional do Trabalho, Philippe Salha, explicou que a reunião que estava marcada para a última quinta-feira (31), entre Prefeitura e empresários, foi suspensa, pois o SETUT informou que não participaria da mesa, já que não obteve resposta da Prefeitura. “O sindicato nos disse que não obteve um posicionamento da Prefeitura sobre o subsídio que eles devem receber e que será utilizado para atender algumas das reivindicações da classe. Devido a isso, eles se ausentaram da reunião desta sexta”, falou o superintendente.

Fernando Feijão informou que o sindicato ficou desapontado com o cancelamento da reunião, por entender isso como um adiamento das negociações e a classe decidiu realizar a greve. “Eles ainda não nos deram um parecer sobre nossas reivindicações e continuam empurrando as negociações com a barriga. A única medida que podemos tomar agora é deflagrar a greve e esperar por uma resposta dos empresários. A paralisação só será suspensa a partir do momento em que ocorram negociações que levem a um acordo”, informou o presidente.

Lei da greve

A Lei de Greve prevê que “nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Esta garantia deve ser de no mínimo 30% (trinta por cento) dos serviços em funcionamento” (Lei.783/89), o que corresponderia a 126 veículos da frota de 420 ônibus. 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina e dos Trabalhadores do Sistema de Transportes Rodoviários devem notificar sobre a frota em circulação. A STRANS também deve reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento da Legislação e direitos dos usuários do transporte coletivo. 

Veículos são cadastrados para substituir ônibus

Até o último sábado (02), 78 vans e ônibus foram cadastrados para atuar no transporte de passageiros durante a greve. O cadastramento prosseguiu no domingo (03), na sede da Superintendência, localizada na Rua Pedro Freitas,1252. A autorização é concedida pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (STRANS), que estipula as rotas que deverão ser afixadas em local que facilite a identificação por parte dos usuários. A STRANS informou que irá disponibilizar, para os usuários, os itinerários dos ônibus coletivos que irão circular. 

O diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira, afirmou que foram destinados quatro ônibus para a linha 241, que transporta os passageiros da região do Vale Quem Tem, que engloba os condomínios Sigefredo Pacheco I, II e III, Cacimba Velha, Árvores Verdes e conjunto Wilson Martins Filho.

Ele acredita que é possível que a greve desta segunda-feira tenha menor impacto para a população piauiense porque, apesar de 78 ônibus, micro-ônibus e vans cadastrados pela Strans, os teresinenses podem usar os aplicativos de transporte individual, como o Uber; de lotação e os ligeirinhos, que são clandestinos, mas transportam passageiros pelo preço dos ônibus urbanos.

“Os 30% dos ônibus circulando durante a greve equivalem a cerca de 120 ônibus e se a gente perceber que está havendo piquetes nas garagens das empresas ou algum impedimento de circulação dos ônibus, vamos comunicar para a Justiça tomar providência, porque a greve realmente prejudica a população, mas não é para penalizar a população”, falou Nogueira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES