Greve gera atrasos e prejuízos financeiros para alunos da UFPI

As aulas do primeiro semestre que deviam terminam somente em julho foram paralisadas.

Greve | Corredores vazios da universidade e alunos em casa com expectativa de voltar às aulas | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As salas e os corredores de todos os campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) continuam vazios. Por conta da greve dos professores, o calendário letivo da instituição está comprometido e corre o risco de ser cancelado.

As aulas do primeiro semestre que deviam terminam somente em julho foram paralisadas. Dessa maneira, por conta disso e da adesão dos servidores à paralisação, há tempos os campi não funcionam e os estudantes estão sendo obrigados a ter férias ??forçadas??.

Entre tantas consequências que o movimento vem ocasionando aos alunos, professores e servidores, o atraso no curso, que acarreta outros inúmeros problemas, é a principal preocupação. De acordo com o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, a falta de continuidade do conteúdo, o atraso na colação de grau e a vida profissional de muitos acadêmicos vem sendo comprometida.

?As aulas do primeiro período de 2012 começaram no dia 8 de março e apenas 55, dos 100 dias letivos previstos no calendário da instituição, foram cumpridos por conta da greve dos docentes. Todos estão tendo um grande prejuízo e isso já está se tornando uma situação de improbidade?, afirma o reitor ao acrescentar que os alunos contemplados com bolsa, pelos Programa Ciência sem Fronteiras e Bolsa Santander, também estão sendo prejudicados.

O reitor explica que a oportunidade dos selecionados foi perdida. Segundo ele, quem poderia ter ido esse ano, já não vai poder mais ir no ano que vem. Além disso, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação - PREG, Regina Ferraz, comenta que alguns estrangeiros que possuem prazo para retornar a seus países estão com atual situação complicada.

?Eles têm um prazo estabelecido para terminar o curso. Agora, só esperamos que haja uma elasticidade nesse prazo, já que apenas algumas disciplinas foram concluídas. Nesse caso, as matérias restantes foram trancadas e os alunos terão dar continuidade, ou seja, de qualquer forma eles vão se atrasar?, aponta a pró-reitora.

Para os professores, as implicações por conta da greve também serão muitas. Além do comprometimento do calendário universitário, com risco de cancelamento do período e da suspensão das férias no início do ano, as aulas serão respostas e deve comprometer as férias dos alunos e pais.

?Dos quase 1.500 docentes, poucos estão decidindo sobre a greve. Agora, o conselho vai decidir um novo calendário, recuperar esse período e dar continuidade. Os docentes não têm direito de receber sem trabalhar. ?, acrescenta o reitor.

Anastácia, estudante do 3º período de Enfermagem, do campus da UFPI em Floriano, está vivendo um triste dilema. Desde que os professores da Instituição decidiram parar as atividades, a aluna começou a ter vários gastos que poderiam ser evitados. Ela afirma que muitos alunos estão nessa mesma situação e que pagam de R$ 300 a R4 622 pelo aluguel.

A acadêmica mora em Floriano e há 3 meses (tempo da greve) não sabe o que fazer para conter seus gastos.

?Moro em Amarante, mas estudo em Floriano e estou ciente que meu curso já está mais que atrasado. Desde que começou o movimento grevista, estou tendo que pagar aluguel, mesmo sem estar vivendo na casa. Não tenho outra alternativa a não ser essa: pagar para garantir a casa quando as aulas voltarem, mesmo que isso saia caro?, reclama Anastácia.

Além do aluguel, a estudante vive gastando com passagens. Como nem todos os docentes aderiram à greve, algumas disciplinas continuaram, e ela tem que ficar de Floriano a Amarante. ?Participo de alguns projetos que não foram comprometidos por conta da greve e por isso passo uma semana aqui, outra lá. Tenho que aproveitar o pouco tempo com minha família, já que quando as aulas voltarem será uma correria e as férias serão comprometidas?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES