Greve dos servidores impede matrículas de alunos na UFPI

Ontem, o prazo foi reaberto, mas grevistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os alunos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade Federal do Piauí estão com dificuldades para fazer matrícula institucional. Isso porque quase 2 mil servidores técnicos da instituição superior estão em greve há 40 dias e a maioria dos procedimentos acadêmicos paralisaram. 

De um total de 2.470 estudantes, apenas um pouco mais de 250, aproximadamente 10%, conseguiram fazer as matrículas na 1ª chamada, que aconteceu nos dias 18, 22 e 23 de junho.

Paralisação não tem data para acabar 

Ainda conforme o movimento grevista, não estão sendo emitidos documentos acadêmicos na Universidade. "A biblioteca também só está funcionando para os alunos estudarem. Só estamos expedindo diplomas e nada consta mediante mandado judicial", acrescenta o Sindicato.

A greve não tem data para acabar e os grevistas ameaçam ocupar o prédio da reitoria nesta terça-feira (14). Até agora, o Governo Federal ofereceu a proposta de reajuste salarial de 21,30%, para ser dividido em quatro parcelas. A categoria não aceitou e aguarda uma nova contraproposta, que deve ser feita no próximo dia 22. (I.P.)

Servidores deixam de fazer matrícula da 2ª chamada 

Para tentar sanar o problema, a Universidade abriu ontem (13) o novo prazo para as matrículas de 2ª chamada dos alunos. Porém, o comando local de greve dos servidores técnicos administrativos decidiram, novamente, não fazer as inscrições. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Ufpi (Sintufpi), André Gonçalves, afirma que enquanto o Governo Federal não apresentar uma proposta que contemple a categoria, o movimento vai se fortalecer.

Entre as reivindicações dos servidores estão: regulamentação de carga horária de 30 horas semanais, sem cessão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), fim imediato do ponto eletrônico no Hospital Veterinário Universitário, política de capacitação e qualificação para os Técnicos Administrativos em Educação, fim do assédio moral, fim dos desvios de função e concurso público em caráter de urgência.

"Estamos reivindicando nossas perdas inflacionais de 2011 a 2015, que dá o total de 27,30%, e a implementação do nosso plano de carreiras, carga horária de 30 horas semanais. O concurso é importante porque existem muitos terceirizados na Ufpi, dentre outros pontos", conta André Gonçalves.

Durante a greve, as matrículas institucionais estão sendo feitas no Departamento de Assuntos Acadêmicos. De acordo com o Sintufpi, somente três técnicos, que ainda estão em estágio probatório, fazem o procedimento.

"Coordenadores de cursos estavam matriculando alunos, mas eles estão ameaçando parar porque não possuem treinamento para a operar o sistema e encaminham os alunos para o DAA", afirma o presidente do Sintufpi. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES