Greve e reforma marcam os sete anos de HUT

Em meio a crises políticas e econômicas, o prédio já foi palco de sofrimento em grandes filas, mas também de emoção por muitas curas. Hoje, palco de reforma e greve

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA ( 05) DO JORNAL MEIO NORTE

O Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT), localizado no bairro Redenção, zona Sul de Teresina, completa hoje sete anos de existência, em um histórico divergente. Em meio a crises políticas e econômicas, o prédio já foi palco de sofrimento em grandes filas, mas também de emoção por muitas curas. Hoje, palco de reforma e greve.

Para Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, os sete anos do Hospital foram marcados por um período de instabilidade, mas também de avanços. “O período de mudança do HGV [Hospital Getúlio Vargas] para o HUT foi de muita instabilidade. Mesmo assim, o HUT conseguiu, agora ao final desses 7 anos, se sair muito bem”, considera.

O diretor do HUT também ressalta o número de cirurgias realizadas. “Temos uma dinâmica muito intensa, isso é verdade. Mas o número de problemas que tratamos somam mais de 100 mil operados. É um valor significativo, considerando quantas vidas já temos salvo neste período. Temos a maior equipe médica do Piauí [300], a melhor equipe de urgência. Além disso, muita tecnologia foi implantada”, declara Albuquerque.

Mas falando em instabilidade, a crise do servidores públicos e terceirizados também é problema para o HUT. Ontem (4), os servidores municipais locados no hospital, entre pessoal do setor administrativo, laboratorial e enfermagem, aderiram ao movimento iniciado na quinta-feira (30). Por conta da paralisação, muitas filas e reclamações, principalmente pela impossibilidade de conseguir fazer exames.

Mas segundo Gilberto Albuquerque, “os servidores que estavam no movimento de paralisação são dos auxiliares administrativos, e isso não interfere em nada o atendimento. Eles não trabalham com paciente”, diz. Para ele, a diminuição em 30% do atendimento não foi em razão do movimento grevista, mas sim por causa da obra de melhorias no Hospital. “O atendimento não mudou nada, mas o lugar de atender saiu da frente para a lateral, que diminuiu em 30% o espaço físico temporariamente”, complementa.

A pretensão da direção é terminar as obras antes do previsto. “O prazo de finalização da obra do Hospital de Urgência de Teresina é de 6 meses, e estamos dentro do prazo. Inclusive, estamos trabalhando para terminar o serviço antes do prazo estimado. Vamos ver se somos o único hospital a ser inaugurado antes do previsto”, declara Gilberto Albuquerque.

Repórter: Lucrécio Arrais 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES