Gripe: Salas de vacina fecham na quinta-feira e só retornam segunda

Por conta do feriado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam a funcionar na segunda-feira, dia 22

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em pleno período de vacinação contra a gripe, a campanha terá três dias a menos por causa dos feriados. Em razão da Semana Santa, as salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão fechadas nos dias 18 e 19 de abril, quinta-feira (ponto facultativo nos órgãos públicos) e sexta-feira (feriado). E no próximo dia 1º de maio (quarta-feira), feriado do Dia do Trabalhador, as UBSs também estarão fechadas. A campanha nacional de vacinação segue até o dia 31 de maio. 

Os órgãos estaduais e municipais decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira (18) e somente os serviços essenciais vão funcionar normalmente, a exemplo dos atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos. 

Serviços da parte ambulatorial dos hospitais, que incluem marcação de consultas e exames, só voltam a funcionar na segunda-feira, dia 22. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, só funciona até quarta-feira,  17, e volta a atender normalmente no dia 22 de abril.

Já as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações. Os setores de vacina, exames laboratoriais funcionam em regime de plantão no horário das 7 às 19 horas.

 Teresina possui quatro maternidades situadas nos bairros Buenos Aires, Satélite, Promorar e no Dirceu Arcoverde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará normalmente com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. A frota do SAMU possui ambulâncias de suporte avançado e básico além das motolâncias.

A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos.

Campanha da Gripe

No Piauí, 894.873 pessoas devem ser imunizadas contra a gripe. Ao longo desta semana, serão priorizadas as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela Influenza.

A partir de segunda-feira, dia 22 de abril, a vacinação estará disponível para os demais públicos-alvo da campanha. Nesta segunda etapa também devem se vacinar adultos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional. A mobilização para a vacinação vai até 31 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES