Gripe suína faz três vítimas no PI

A informação foi confirmada hoje pelo setor de epidemiologia da Fundação Municipal e Saúde da Prefeitura de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confirmação, por meio de exame, de três casos de contaminação pelo vírus da Gripe A (H1N1) em pessoas de uma mesma instituição fechada de Teresina levou as autoridades epidemiológicas do município a classificarem como tendo contraído a doença 66 pessoas que vivem ou atuam na instituição.

A informação foi confirmada hoje pelo setor de epidemiologia da Fundação Municipal e Saúde da Prefeitura de Teresina, que monitorou, dia a dia, todos os casos. As 66 pessoas já estão completamente

curadas, segundo a FMS. A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, disse que somente agora o caso está sendo tornado público porque o material coletado das pessoas que foram contaminadas com o vírus foi enviado para exame fora do Estado e só agora está chegando o resultado com a confirmação.

?É bom deixar claro que só foram realizados exames e confirmados três casos. Acontece que, como as outras 63 pessoas que estavam na mesma instituição também tiveram gripe e apresentaram os mesmos sinais e sintomas que essas três cujos exames mostraram resultado positivo para a gripe A, os protocolos para a doença emitidos pela Organização Mundial e Saúde e pelo Ministério da Saúde nos obrigam a classificar como sendo gripe A também esses 63 casos, apesar de não ter sido feito exame dessas pessoas?, explicou Amariles Borba.

?Nós também não podemos tornar público o nome da instituição por questão de ética. Mas podemos assegurar que todas as pessoas foram monitoradas pelos nossos técnicos durante todo esse período e que agora já não correm nenhum risco porque a gripe, em todos eles, já sarou. Também não há risco de que eles possam vir a contaminar outras pessoas da instituição ou mesmo de fora que tenham contato, porque todos os cuidados foram tomados?, assegurou Amariles Borba.

Ela informou também que a Fundação Municipal e Saúde está tomando providências para que o Hospital Alberto Neto, conhecido como Pronto Socorro do Dirceu Arcoverde, venha a se tornar auxiliar do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella no tratamento da Gripe A, já que este é hoje o único hospital no Piauí que está referenciado para o tratamento da doença.

Neste sentido, os médicos e enfermeiros do Hospital do Dirceu estão recebendo treinamento específico sobre a Gripe A (H1N1). O primeiro curso foi ministrado na última quinta-feira, no próprio Hospital Natan Portella, com metade do pessoal e outro curso para o restante dos servidores será ministrado na próxima quarta-feira, na sede da Coordenação Regional de Saúde Leste Sudeste da FMS.

?Desta forma, caso aumente muito o número de casos nós remos outro hospital para atender os pacientes, evitando superlotação do Instituto Natan Portella. A Prefeitura de Teresina está tomando todas as medidas que pode para lidar com a Gripe A; mas é preciso que a população colabore, tomando aquelas medidas, sobretudo de higiene, como lavar as mãos, por exemplo, para evitar contrair o vírus?, enfatizou Amariles Borba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES