Gripe suína muda atendimento no MA

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SES, Genildo Cardoso Filho, a unidade fará o serviço de triagem

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quarta-feira (8), todos os pacientes suspeitos de serem portadores do vírus Influenza A (H1N1) deverão ser encaminhados à Unidade de Triagem do PAM Diamante, em São Luís, que foi preparada pela Secretaria de Estado da Saúde para realizar o atendimento exclusivo de casos suspeitos da nova gripe no Maranhão.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SES, Genildo Cardoso Filho, a unidade fará o serviço de triagem e aconselhamento das possíveis vítimas da Influenza A. O espaço vai dispor de dois consultórios e uma sala para coleta de material. O horário de atendimento será das 7h às 19h, todos os dias da semana, com médicos, enfermeiros e técnicos, profissionais que foram capacitados.

- A unidade vai atuar realizando a triagem dos pacientes, levando em conta as pessoas que se deslocaram para países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e México. E ainda, as pessoas que tiveram contato com essas possíveis vítimas. - explicou Genildo.

Ele informou que a unidade não será usada para internação.

- Os casos graves confirmados serão encaminhados para o Hospital Geral (HG), que fará o atendimento de adultos, e o Hospital Universitário Materno Infantil, o atendimento de crianças. - destacou.

Os exames coletados são encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que é referência para as regiões Norte e Nordeste.

Genildo lembrou que no Maranhão foram confirmados apenas dois casos da doença, duas crianças que visitaram a Argentina. Até o momento o vírus H1N1 não está circulando no Estado. Dos 13 casos suspeitos, oito foram descartados e os demais continuam sendo monitorados, aguardando resultado de exames.

Férias

A orientação é para que as pessoas não viajem para os países em que o número de casos é grande. Genildo explicou que apesar do Brasil ter registro de casos da Influenza A, o vírus ainda não está circulante no país.

Como evitar a gripe

Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de evitar a gripe é praticar uma boa higiene. Aqui estão algumas dicas:

· Lavar as mãos com água morna e sabão

· Evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:

· Ficando em casa até que esteja se sentindo melhor

· Cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar

· Lavando bem as mãos com água morna e sabão, se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir

A gripe pode ser espalhada por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, os cuidados devem continuar mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES