Grotões causam riscos à saúde e a vida em Teresina

Não é difícil encontrar áreas de grotas ao andar pelos bairros de Teresina

Perigo | Falta de saneamento é comum nesses locais | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sistema inadequado de drenagem urbana, condições geológica e morfológica e a ocupação intensa e desordenada do solo têm provocado em Teresina o que se pode chamar de erosão urbana. Na zona Leste da cidade, isso se torna bastante evidente, sobretudo no bairro Satélite.

Local cujo, relevo é bastante irregular, muitos moradores acabaram construindo suas casas próximoas a grotas, muitas delas bastante profundas e trazem vários riscos aos moradores.

Além do odor provocado pelo acúmulo de lixo e a falta de segurança, sobretudo de bueiros, tornam-se uma grande preocupação para os moradores, que aliado à ausência de saneamento básico contribuem para o problema.

Nessa situação, as famílias que moram em partes mais baixas são as mais prejudicadas, principalmente no período chuvoso. Luíza Maria vive há mais de 30 anos na Rua Branca e diz que todo o esgoto que vem das partes mais altas do bairro cai exatamente na frente de sua casa, em um grotão existente. Além do mau cheiro, a falta de estrutura traz vários outros problemas.

?No início, essa grota não era assim porque não tinha calçamento e a água penetrava no solo. Agora, toda a água que vem das partes mais altas cai aqui e vai em direção ao Zoobotânico. Esse grotão acumula água de todo lugar.

Da Vila Bandeirantes, até do Geovane Prado. O certo é que junta na porta da minha casa trazendo doença, mosquito, tudo que não presta. Todo lixo cai nesse grotão?, conta.

No cruzamento entre as Ruas Branca e Urânio, o problema se torna ainda maior. O relevo acidentado faz com que todo o esgoto das partes mais altas se acumule nos grotões e no período chuvoso fica ainda pior.

Segundo Manoel Luís, outro morador, quando está chovendo ninguém passa e a água toda das partes altas acumula no lugar. ?É perigoso, por conta das casas perto deles. Porque buraco, assim, a tendência é ele crescer?, diz.

Além do mais, o perigo se torna maior, pois os bueiros existentes e nem mesmo as grotas em toda a extensão do bairro possuem um mínimo de proteção.

Os bueiros possuem espaço suficiente para caber uma pessoa adulta, e de acordo com os moradores, servem para esconderijo de bandidos. Outro risco está para as crianças.

Muitas delas usam esses espaços para brincarem, o que aumenta significativamente a possibilidade de algum acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES