Grupo de trabalho examinará altos custos de serviços de telefonia

O país aparece em 60º lugar no índice de acesso a tecnologias de informação e em 87º posto quanto aos custos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os altos custos dos serviços de telefonia fixa e móvel e as dificuldades de acesso aos serviços de banda larga serão analisados por grupo de trabalho integrado por senadores das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A decisão foi referendada pela CMA nesta terça-feira (16), no exame de requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES) propondo os estudos conjuntos, sugestão que já passou antes na CCT.

O requerimento traz a informação de que o Brasil está em posição desfavorável numa lista de 159 países pesquisados pela União Internacional de Telecomunicações, agência das Nações Unidas. O país aparece em 60º lugar no índice de acesso a tecnologias de informação e em 87º posto quanto aos custos.

Mais três requerimentos foram aprovados no dia, um deles prevendo a realização de um ciclo de debates sobre os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Outro prevê audiência pública para debater o PLS 195/09, do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que determina aos postos de combustíveis a exposição, em local visível, de informações detalhadas sobre a composição dos preços dos combustíveis. O último define a realização de audiência para, entre outros pontos, avaliar os resultados da 15ª Conferência sobre Mudanças Climáticas.

Com relação ao ciclo de debates sobre os 20 anos do Código do Consumidor, a proposta é também aproveitar os debates para coletar de subsídios para a reforma dessa legislação. É o que prevê o texto do requerimento, também assinado por Renato Casagrande, o presidente da CMA. A agenda dos trabalhos envolverá audiências com autoridades e especialistas em Direito do Consumidor e a prestação de esclarecimentos à sociedade sobre os avanços obtidos com a edição do CDC e depois de sua vigência.

Casagrande é ainda o autor do requerimento para a audiência que vai tratar dos resultados da 15ª Conferência sobre as Mudanças Climáticas, realizada em Copenhague, em novembro. O autor também sugere que, ao longo dos debates, já comece a ser discutida a perspectiva da participação do Brasil na próxima conferência, que se realizará no México e, ainda, a implementação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

A audiência para debater a exposição de informações detalhadas sobre os preços dos combustíveis foi sugerida pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), relator da matéria. A proposta estava entre os itens que seriam apreciados na reunião desta terça-feira, mas Goellner sugeriu o adiamento, para prévia coleta de subsídios para instruir a decisão dos senadores sobre a proposta de divulgar a composição dos preços dos combustíveis nos postos. Serão convidados representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Departamento de Defesa do Consumidordo Ministério da Justiça, entre outros.

Serra do Cachimbo

Estava ainda na pauta projeto (PLS 258/09) do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que pretende alterar, para parque nacional, a categoria de unidade de conservação aplicada atualmente à Reserva Biológica da Serra do Cachimbo. Ao pedir vista, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), acabou provocando o adiamento da votação. Flexa Ribeiro ponderou, sem êxito, que o objetivo da mudança de categoria é somente permitir o turismo na região. Jucá esclareceu que o Instituto Chico Mendes se opõe à alteração, mas se comprometeu a abrir entendimentos com o órgão para tentar "construir" uma alternativa que torne viável a idéia defendida pelo colega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES