Grupo faz ato contra a fome em SP, após instalação de Touro de Ouro

Jovens colaram cartazes na escultura, que foi inaugurada na última terça (16) em frente ao prédio da Bolsa de Valores brasileira

Grupo faz ato contra a fome em SP, após instalação de Touro de Ouro | Foto: Vivian Reis/ g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manifestantes realizaram na manhã desta quarta-feira (17) um protesto contra a fome na B3, sede da Bolsa de Valores brasileira, no centro de São Paulo. O grupo colou cartazes no Touro de Ouro instalado na terça-feira (16) no local.

Segundo informações do Portal g1, a escultura encomendada pela B3, inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, representa 'o otimismo e a força dos investidores' no mercado financeiro. 

Grupo protesta contra a fome em frente à Bolsa de Valores de SP — Foto: Vivian Reis/g1 

De acordo com os organizadores, o monumento retrata a contradição de um país que viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer até setembro, mas em uma expansão desigual, que deixa de fora especialmente a classe de renda mais baixa. 

Neste semestre, a alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscarem itens como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte.

Os manifestantes publicaram um texto sobre a ação nas redes sociais. O protesto é contra a fome, desigualdade social, emprego e falta de oportunidade à juventude periférica.

Segurança da Bovespa tenta tirar os cartazes colados logo após a intervenção — Foto: Vivian Reis/ g1 

"Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto", afirmam. 

A ação do grupo, que aconteceu às 6h30, levou cerca de 5 minutos e tentou ser impedida por um segurança da Bolsa.

Dez minutos depois, um caminhão da limpeza urbana limpava a Rua 15 de novembro.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES