Grupo Matizes celebra 20 anos no Dia de Combate à LGBTfobia

O grupo celebra 20 anos de luta pelos direitos LGBTQIA+ com um evento, às 18h, no Clube dos Diários, com atrações musicais e lançamento de livros

Grupo Matizes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (17) comemora-se o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Nesta data, a maior entidade de apoio à causa LGBTQIA+ no Piauí, Grupo Matizes, se juntará a outras entidades para mostrar a resistência da comunidade através de atividades educativas e culturais. 

Na quarta-feira (18), o grupo celebra 20 anos de luta pelos direitos LGBTQIA+ com um evento, às 18h, no Clube dos Diários, com atrações musicais e lançamento de livros. Em duas décadas, são muitas as histórias de pessoas que foram assistidas pelo Matizes. 

Direção do Matizes. Crédito: Divulgação.

Conquistas como união estável, casamento, adequação de nome, adoção e registro de crianças por casais homoafetivos são parte do trabalho de assistência promovido pela instituição. Foi através de uma ação do grupo que a Justiça do Piauí, em uma decisão inédita, concedeu o registro de um filho a um casal de lésbicas através de métodos de reprodução assistida, em 2013. 

"Depois disso, o Conselho Nacional de Justiça tornou uma regra esse tipo de registro, mas o início de tudo veio de uma provocação nossa, aqui no Piauí", frisa a vice coordenadora do grupo, Marinalva Santana. 

Marinalva Santana é a vice-coordenadora do Matizes. Crédito: Divulgação.

O Matizes abraça a população LGBTQIA+. 

"Em 2011, meu companheiro estava internado e me pediu em casamento. Ele acabou falecendo 24 horas antes de nos casarmos e o Matizes me auxiliou juridicamente durante todo esse processo. Fui acolhido como se fosse um filho e, até hoje, o grupo é minha segunda família", conta o pensionista Rômulo Fernandes, uma das pessoas que foram impactadas pelas ações do grupo. 

Segundo um dos fundadores do grupo, Fernando Francelino dos Santos, o Matizes começou com reuniões entre cinco amigos, que foram crescendo e se tornando um grande coletivo. 

"No começo, a gente não podia mostrar a cara, nem todas as pessoas queriam dar entrevista com medo de represálias porque o preconceito era grande. Ainda hoje é muito grande, mas a gente trabalhou muito em cima disso", explica Fernando. 

Responsável por todas as edições da Parada da Diversidade, o Matizes tem uma atuação constante que vai além desse evento já conhecido no calendário de Teresina. A realização de campanhas, oficinas, eventos de conscientização faz parte da rotina do grupo, além do acompanhamento de denúncias de LGBTfobia, apoio jurídico e outros tipos de acolhimento à população. 

Matizes terá evento comemorativo. Crédito: Divulgação.

"O objetivo maior do Matizes é a Semana do Orgulho de ser, mas a Parada é um momento em que você vai relaxar e vai trazer o público para perto, porque ela é uma parada de consciência política. A gente está ali para gritar por políticas públicas", frisa a atual coordenadora do grupo, Maria José Ventura.

Fundado em 2002, o Matizes é uma organização filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e ao Fórum de ONGs/Aids do Piauí. O grupo também foi reconhecido como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual nº 5811, de 27 de novembro de 2008. Atualmente, integra o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Conselho Estadual de Direitos de LGBT, Conselho Municipal de Direitos de LGBT e o Fórum Municipal de Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES