Grupos de Capoeira apóiam projeto que incentiva esporte

Grupos de Capoeira apóiam projeto que incentiva esporte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma animada roda de capoeira foi dado entrada, hoje(dia 6), na Assembl?ia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado estadual C?cero Magalh?es(PT) que cria o Dia da Capoeira(20 de novembro) e inclui o ensino do esporte nas unidades de ensino da rede p?blica.

O projeto foi elaborado com a participa??o dos grupos de capoeira que ajudaram na sua constru??o, dentre eles Muzenza, Escravos Brancos, Ra?zes do Brasil, Abad?, Beira Mar, Capoeira Gerais, Cord?o de Ouro.

Grupos de capoeira de v?rios lugares da cidade e at? alguns do interior do estado estiveram presentes, numa a??o que teve o objetivo de chamar a aten??o dos parlamentares para a import?ncia do projeto que foi lido ontem na sess?o e em breve ser? levado a vota??o em plen?rio.

O Mestre de capoeira, Albino de Brito, do grupo Escravos Brancos, que h? anos vem desenvolvendo um trabalho social atrav?s da modalidade sabe da necessidade do reconhecimento ao esporte que tem crescido em todo mundo. "A capoeira est? ocupando o espa?o que ? seu de direito e de fato. H? anos ela vem sendo ensinada em algumas escolas, mas n?o existe uma lei que nos ampare. Com essa iniciativa do deputado C?cero Magalh?es n?s estaremos profissionalizando e levando a capoeira para um grande n?mero de jovens, adultos e crian?as".

O Mestre Tucano, do Ra?zes do Brasil est? entusiasmado. "Esse projeto serve para d? legalidade ao nosso movimento. Essa ? uma oportunidade nunca dada a capoeira".

Os grupos do interior do estado tamb?m ap?iam essa iniciativa que levar? a capoeira para as escolas de munic?pios como Jos? de Freitas, onde mora a capoeirista Iarema Leite. Ela conta que come?ou a praticar capoeira por incentivo do namorado. E nunca mais que sair. Hoje ela participa da pr?tica do esporte em sua cidade. "A capoeira vai deixar de ser s? cultura e se transformar em profiss?o. Isso ? importante por que incentiva, dando uma perspectiva de vida para muitos jovens", relata a jovem que est? animada com essa iniciativa que pode trazer benef?cios a jovens e adultos de sua cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES