Há exatas quatro décadas, morria o poeta piauiense Torquato Neto

Artífice da tropicália se suicidou inalando gás em seu apartamento, no Rio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Torquato Pereira de Araújo, neto (era assim mesmo que grafava seu nome), suicidou-se com o gás do banheiro em seu apartamento no Rio há exatos 40 anos.

Morria ali, aos 28 anos completados na véspera, o jovem de Teresina que, com arguta inteligência, transava todas, da formatação de um movimento estético-cultural, passando pela música e pelo jornalismo, até desaguar no cinema udigrúdi.

Manteve íntimo interesse pelo cinema marginal, atuando como ator e produzindo filmes. Flertara antes com o cinema novo, roteirizando e trabalhando na produção de "Barravento" (1962), filme de Glauber Rocha.

Formou com Caetano Veloso e Gilberto Gil a santíssima trindade do tropicalismo. Cabeça pensante do movimento, parecia ter mais consciência do que estava acontecendo na música popular brasileira -não por acaso, também foi crítico musical.

Toninho Vaz, na biografia de Torquato "Pra Mim Chega" (Casa Amarela, 2005), diz: "De todos os tropicalistas, Torquato era o menos conhecido. Sua importância para o movimento está numa razão inversa à sua popularidade, pois ele foi um tropicalista de primeira hora, junto com Caetano e Gil. Muito desse anonimato, entretanto, se deve a ele mesmo, que, como bem disse Augusto de Campos, deu as costas ao sol".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES