Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Hacker invade sistema do STJ e criptografa todo o acervo

Superior Tribunal de Justiça informou na quarta (4) que sistema interno de informática foi alvo de ataque hacker. Em nota, PF afirmou já ter adotado "diligências iniciais" da investigação.

Compartilhe

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (5) que instaurou um inquérito para apurar a invasão de computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na quarta (4), o STJ informou que o sistema de informática da Corte foi alvo de um ataque hacker e que havia pedido investigação da Polícia Federal.

Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.

Nesta quinta, a Polícia Federal informou que instaurou inquérito policial para apurar a invasão.

"As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição", informou a PF.

"Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal", acrescentou a corporação.

Também nesta quinta-feira, o ministro do STJ Nefi Cordeiro disse que os trabalhos na Corte estão interrompidos desde terça-feira (3), enquanto se investiga a extensão e os prejuízos do ataque.

"O STJ está trabalhando nisso, com a polícia federal, com órgãos de inteligência pra descobrir, responsabilizar os autores e retomar os trabalhos", afirmou.

Falha no sistema interno

De acordo com relatório obtido pela TV Globo, os técnicos inicialmente verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.

No início da noite da terça, a equipe técnica relatou que listou indícios de uma invasão no sistema e que foi detectado um arquivo com características de vírus.

O STJ informou ainda ainda que, logo após a descoberta, foram identificadas novas tentativas de ataque.

Ministério da Saúde

Também nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde informou ter identificado a existência de vírus em algumas estações de trabalho, acrescentando que, por motivos de segurança, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) bloqueou o acesso dos funcionários à internet.

"No entanto, é importante frisar que não houve invasão hacker", informou a pasta.

Leia a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

PF instaura inquérito para apurar invasão dos computadores do STJ

Brasília/DF - A Polícia Federal informa que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição.

Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal.

Divisão de Comunicação Social



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar