Hackers conseguem destravar carros por meio de mensagem

Alarmes estão cada vez mais conectados com as redes de telefonia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com os alarmes, aparelhos de GPS e outros dispositivos cada vez mais conectados com a rede de telefonia celular, hackers de computadores conseguem destravar um veículo e ligá-lo a partir do envio de uma simples mensagem para sua central eletrônica.

Pesquisadores da Partners iSEC demonstraram um ataque a um Subaru Outback equipados com um sistema de alarme vulnerável. Com um laptop sobre o capô, eles enviaram comandos ao sistema do automóvel para destravar as portas e, em seguida, dar partida no motor.

A descoberta mostra que as mensagens não estão mais limitadas a pequenas notas informativas. Elas podem ser um meio de ataque, pois os aparelhos não podem recusar os textos e os comandos codificados neles contidos. Os usuários não podem bloquear as mensagens, apenas os operadores das redes de telefonia conseguem.

A pesquisa é inquietante, pois mostra que os ataques são possíveis em uma variedade de outros dispositivos que usam chips de comunicação sem fio, como caixas eletrônicos e até mesmo semáforos. Hackers já enviaram textos especialmente criados com comandos instantaneamente desconectar iPhones a partir da rede celular.

Os consultores de Don Bailey e Mat Solnik, responsáveis pela pesquisa, estão trabalhando com um fabricante de sistema de alarme de carro para consertar suas vulnerabilidades. Para Bailey, são necessárias normas de segurança mais rigorosas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES