Helicóptero da Marinha cai em área de treinamento e deixa mortos e feridos

O comando do Exército informou que o acidente aconteceu no momento em que técnico e militares faziam procedimentos em uma viatura antiaérea Gepard.

Helicóptero da Marinha cai em área de treinamento e deixa mortos e feridos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um helicóptero da Marinha caiu, nesta terça-feira (8), em uma área de treinamento no município de Formosa, em Goiás, e deixou ao menos duas pessoas mortas e vários feridos. Conforme o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu próximo ao quartel do Exército na cidade, quando a aeronave tentava realizar um pouso de emergência.

Seis pessoas ficaram gravemente feridas, mas receberam socorro do Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas ao Hospital das Forças Armadas e outros ao Hospital Regional de Formosa. A corporação confirmou que ao menos dois militares perderam suas vidasOs nomes das vítimas não foram divulgados ainda.

Veja o vídeo que mostra a cena do acidente:

A Marinha informou que a "Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido" e disse prestar apoio aos militares e familiares envolvidos no acidente.

“A Marinha do Brasil informa que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido e está prestando todo o apoio aos militares e familiares envolvidos”, destacou a nota da Força Armada.

Estavam realizando um treinamento quando ocorreu o acidente | Foto: Reprodução

"Dois militares foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas e quatro ao Hospital Regional de Formosa. Lamentavelmente, dois militares vieram a óbito no momento do acidente", diz a nota.

De acordo com a Marinha brasileira, a aeronave era um helicóptero modelo UH-15 Super Cougar, e pertence ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha. Na guarnição havia uma equipe de Comandos Anfíbios (COMANF), conhecida como a elite do Corpo de Fuzileiros Navais, que estão integradas ao Batalhão Tonelero, que fica na cidade do Rio de Janeiro.

Em nota, o comando do Exército informou que o acidente aconteceu no momento em que técnico e militares faziam procedimentos em uma viatura antiaérea Gepard, durante um exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.

Nessa época do ano, a Marinha do Brasil faz treinamento militar na área da Marinha em Formosa. A operação é realizada desde 1988, e é considerada o maior treinamento militar da Marinha feito no Planalto Central. Os COMANF são as forças especiais do Corpo de Fuzileiros Navais que estão integrados ao Batalhão Tonelero, que fica na cidade do Rio de Janeiro.

Helicóptero modelo UH-15 Super Cougar | Foto: Marinha do Brasil

No ano passado, em 2022, a Operação Formosa ocorreu na mesma semana - e teve o principal objetivo de simular situações reais de confronto, com equipamentos das forças, aeronaves, viaturas, armamentos e munição real. Além disso, contou com 3,5 mil militares das três forças.

O exercício militar começou na última sexta-feira, 4 de agosto, e estava previsto para terminar na próxima quinta (16/8). Segundo comunicado da Marinha, esta edição também contava com destacamentos e observadores estrangeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES