Hemocentro apela por doações de sangue em Brasília

Hemocentro apela por doações de sangue em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o fim do ano, a situa??o dos estoques de sangue da funda??o Hemocentro de Bras?lia sofreu grande queda. Os tipos sangu?neos mais raros, como o AB e O negativos, chegaram a ficar em n?vel t?o reduzido nos ?ltimos meses do ano passado que a funda??o, prevendo isso, iniciou uma campanha de conscientiza??o sobre a import?ncia da doa??o de sangue.

A vacina??o em massa para a febre amarela tamb?m casou diminui??o no n?mero de doadores, j? que os vacinados s? podem doar sangue depois de quatro semanas depois da vacina??o. "A situa??o dos bancos de armazenagem fica preocupante at? a semana do carnaval", informou a diretora executiva do Hemocentro de Bras?lia, Maria de F?tima Brito. Segundo ela, at? as pessoas que s?o engajadas na a??o acabam se esquecendo do aumento da demanda de sangue nos estoques.

A vacina contra febre amarela ? feita ? base de v?rus vivos atenuados, o que aumentaria a produ??o de anticorpos em algu?m que recebesse a transfus?o desse sangue. A quantidade ideal de sangue para que todos os hospitais sejam abastecidos pelo hemocentro seria de 250 bolsas de sangue por dia. No entanto, essa quantidade chega a diminuir de 30 a 50% nesse per?odo.

O hemocentro funciona de segunda a s?bado das 8h ?s 17h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES