Hemopi coleta sangue no interior antes do Natal

Hemopi coleta sangue no interior antes do Natal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Al?m de doar brinquedos e cestas b?sicas, a popula??o deve tamb?m doar sangue durante o Natal e Ano Novo. A sugest?o ? da coordenadora de Educa??o e Sa?de do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi), pedagoga e psic?loga Veronesia Rosal, ao falar sobre as atividades do ?rg?o durante o per?odo. "Temos muitas pessoas nos hospitais que precisam da solidariedade dos piauienses", afirmou. "Al?m disso, n?o teremos recesso natalino, porque somos um servi?o essencial", acrescentou.

Ela informou que o Hemopi n?o ter? recesso durante as festas do fim de ano e acrescentou que duas equipes est?o sendo preparadas para viajar para o interior. Uma ir? para Pedro II, na Regi?o Norte, e a segunda, para S?o Raimundo Nonato, Sul do Estado, antes do Natal.

A equipe de Pedro II estar? na cidade entre os dias 20 e 22, mesmo per?odo em que a outra equipe estar? na outra cidade. Ela espera que as prefeituras municipais de cidades pr?ximas disponibilizem ve?culos para o transporte de doadores volunt?rios. "Temos parcerias com as secretarias municipais de Sa?de e elas sempre nos ajudam", afirmou.

Veronesia Rosal disse que haver? duas coletas para o Registro Nacional de Doadores Volunt?rios de Medula (Redome), uma em Pedro II e outra em S?o Raimundo Nonato, porque h? dois pacientes precisando de transplante de medula ?ssea nessas cidades.

A coordenadora fez um pedido especial aos piauienses no sentido de que compare?am ? sede do Hemopi para doar plaquetas, que n?o podem ser obtidas em coletas externas porque t?m vida curta, de apenas cinco dias, em compara??o a outros derivados do sangue, que podem durar at? 45 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES