Hemopi faz ação preventiva de doação de sangue antes das férias em THE

A iniciativa se dá porque segundo o próprio pessoal do Hemopi, é comum que o Centro sofra com a diminuição do estoque de sangue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não existe nada que substitua o sangue, por isso o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), não para suas atividades. E já pensando nas férias de julho, por conta das viagens, onde as pessoas costumam doar bem menos, o Centro está se antecipando e criando um planejamento para que nesse período seja tranquilo e o estoque possa atender a demanda.

Para isso serão realizadas coletas externas. A iniciativa se dá porque segundo o próprio pessoal do Hemopi, é comum que o Centro sofra com a diminuição do estoque de sangue. Segundo Hortência Rocha, supervisora de coleta do Hemopi as coletas externas acontecerão em Teresina e em alguns municípios do Estado.

"Equipes serão deslocadas para as cidades do interior. Ainda estamos agendando em alguns municípios. Até o momento, já está certo a coleta em Regeneração", coloca a supervisora.

A proposta da campanha também foi feita para as cidade de Piripiri e Paulistana. Em Teresina, a campanha está sendo feita em faculdades, empresas e colégios.

"Além disso, estamos nos preparando para a Semana do Doador de Sangue, que será realizada na semana do dia 14 de junho", acrescenta Hortência. Na ocasião serão realizadas atividades no Hemopi visando, inicialmente, o abastecimento de maneira geral.

Todo o sangue coletado pelo Hemopi é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim beneficia mais de um paciente com apenas uma doação.

Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas de todo o Estado do Piauí para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Um ponto importante é que as campanhas deste ano devem estimular os torcedores brasileiros a organizarem as torcidas para fazer doações. Eles usam o lema #TorcedorSangueBom#.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de coletas no país alcançou a marca de 3,6 milhões de bolsas de sangue no ano passado. A marca é acima do percentual que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece: que todo país deve ter, ao menos, 2% da população como doadora.

Mesmo assim, a estratégia montada pelo Governo Federal visa aumentar ainda mais esse número. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 anos e 67 anos e peso acima de 50 quilos. Jovens com idade entre 16 anos e 17 anos também podem doar desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES