Hemopi faz campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval

Para receber os doadores durante o período festivo, o local vai funcionar com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), das 7h15 às 16h.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com uma campanha para incentivar a doação de sangue durante o Carnaval. Para receber os doadores durante o período festivo, o local vai funcionar com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), das 7h15 às 16h.

Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano estarão fechados para a doação de sangue nesse período (20 a 22 de fevereiro). Na quarta-feira de Cinzas, o Hemopi funciona das 7h15 às 17h.

O diretor do Hemopi, o médico Rafael Alencar ressalta que em períodos de festas os hemocentros de todo o Brasil já esperam e se preparam para uma redução no número de doações de sangue, que pode chegar a 30%.

"Em momentos de festas e férias, é comum a queda de doações porque as pessoas viajam e a demanda aumenta. Muita gente ainda têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, o que gera muitos acidentes e aumenta a necessidade de cirurgias e sangue. Logo, nós temos que nos preparar, temos que ter estoque e nós solicitamos que vocês venham ao Hemopi doar sangue durante o carnaval”, destacou.

Hemopi faz campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval (Foto: Hemopi)

A supervisora de captação de doadores, Susanne Rocha, fala que é preciso reunir ações entre sociedade civil e entidades para suprir estoques de sangue do Hemopi. “Buscamos parcerias com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil para reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval e garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos do Estado e parte da rede privada”, explica.

Nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, o Hemopi recebe a visita dos Reis e a Rainhas do Carnaval de Teresina, no dia 16 de fevereiro. No mesmo dia, haverá também a colaboração dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmeirais, que se mobilizaram para doar sangue na capital piauiense. Na sexta-feira (17) de fevereiro, o Hemopi recebe a torcida organizada do River.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES