Hemopi lança a campanha “Dê um presente, doe sangue”

O Centro está precisando de todos os tipos de sangue.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tende a registrar quedas de doação neste período de fim de ano. É por isso que a unidade está lançando a campanha Dê um presente, doe sangue.

"Por conta das festividades de virada de ano, as pessoas acabam se envolvendo com outras atividades, viajam e o nosso estoque de sangue sempre cai. Esse fenômeno tende a se repetir todos os anos", explica Suzane Rocha, supervisora de Captação de Doadores do Hemopi.

Segundo ela, o Centro está precisando de todos os tipos de sangue. "Mesmo as tipagens de RH negativo sendo as mais raras, até mesmo o estoque de sangue O positivo, que é o mais comum, está operando no limite. Por isso, é importante que a população se sensibilize e antes de viajar passe no Hemopi para fazer sua doação", revela.

Suzane Rocha destaca a importância deste ato. "Várias pessoas estão nesse exato momento em leitos de hospitais, sejam públicos ou privados, precisando de transfusões de sangue, daí a relevância de se dirigir até o Hemocentro para fazer sua doação, são vidas que podem ser salvas com um simples gesto", ressalta.

A supervisora de captação de doadores do Hemopi explica que está apto a doar sangue quem tiver entre 16 e 69 anos de idade, que esteja saudável e que pese acima de 50kg.

"É preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. O procedimento é bem simples e rápido. E antes da doação a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar", explica.

Suzane pontua ainda que quando o homem doa, dois meses depois ele já pode doar novamente; quanto à mulher, este intervalo de doação é de três meses.

O Hemopi está localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina. O funcionamento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sabádo, inclusive feriados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES