Hemopi mantém estoques regulares de sangue A positivo

Hemopi mantém estoques regulares de sangue A positivo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordena??o de Educa??o e Sa?de do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau?) informou que est? regularizado o estoque de sangue do tipo A positivo, que se encontrava em falta durante alguns dias da semana. O mesmo acontece com o sangue do tipo O positivo que, segundo a psic?loga Larissa Nunes Brand?o, pode faltar porque s?o dois tipos muito comuns.

A distribui??o dos tipos de sangue na popula??o brasileira, segundo boletim do Hemopi, indica que 36% dos brasileiros t?m sangue O positivo; 34%, A positivo; 9%, O negativo; 8%, A negativo; 8%, B positivo; 2%, B negativo; 2,5%, AB positivo; 0,5%, AB negativo. O mesmo documento informa que no ato da transfus?o, o ideal ? que o paciente receba sangue do mesmo tipo que o seu (isogrupo).

A coordenadora Larissa Brand?o explica que o Hemopi ? uma das poucas unidades do Brasil a atingir metas pr?ximas ?s recomendadas pelo Minist?rio da Sa?de que ? de 80% de doa??o volunt?ria. O Hemopi consegue 50% desse total, o que representa uma grande conquista para a unidade piauiense, que sempre trabalha de maneira a manter seus estoques em condi?es de atender a alta demanda da rede hospitalar.

Para a coordenadora, o dado mais positivo registrado pelo Hemopi ? o fato de o estoque n?o tenha ca?do em julho, pelo fato de ser um m?s em que muitos doadores est?o de f?rias. "Mesmo assim, o comparecimento dos volunt?rios atendeu a expectativa", disse Larissa Brand?o.

O Hemopi esclarece ao doador volunt?rio que o volume de sangue doado ? de 450ml, que ? reposto pelo organismo em 24 horas. O homem pode voltar a doar dois meses depois (sem ultrapassar quatro doa?es/ano e a mulher tr?s meses com, no m?ximo, tr?s doa?es por ano).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES