Doações de sangue reduzem nesta época do ano

Com a ajuda das coletas externas, já iniciadas, o centro pretende abastecer, principalmente, o estoque de fator RH negativo.

ESTOQUE | Doações de sangue reduzem nesta época do ano e faltam bolsas no Hemopi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) continua trabalhando com campanhas que têm o intuito de reforçar seu estoque para este período de final de ano. Com a ajuda das coletas externas, já iniciadas, o centro pretende abastecer, principalmente, o estoque de fator RH negativo, bem como os tipos sanguíneos B e AB.

De acordo com Suzane Rocha, supervisora em captação de doadores do Hemopi, este é um período muito crítico. ?As doações diminuem bastante. Com vistas a mudar este quadro, já iniciamos nossa mobilização no começo deste mês, com atividades em escolas e o transporte de doadores para o Hemopi, quando há solicitação de grupos de pessoas, por exemplo. Estas também são estratégias?, confirma a supervisora.

Quem, portanto, não pretende viajar este período e pode doar, deve se dirigir ao centro que fica aberto de segunda a sexta, de 7 horas às 18 horas. O local também funciona aos feriados, inclusive dias 24 e 25 e 31 e 01 de janeiro. Para doar, basta estar portando o documento de identidade com foto, ter a partir de 50 Kg, possuir idade entre 16 e 68 anos e ter uma vida saudável.

A supervisora, na mesma oportunidade, também esclarece que o sangue fator RH negativo é o que está em menor quantidade. Os mais raros, B negativo e AB negativo, também são bastante necessários neste período. ?Nesta oportunidade, convidamos, mais uma vez, as pessoas para doação. Todo o processo é rápido, simples e não oferece riscos. É um ato solidário e tem muita gente precisando?, reafirma Suzane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES