Hemopi prepara campanha para doações no Carnaval

A Igreja Batista do Jóquei mobilizou mais de 20 membros para realizarem doação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tem enfrentado uma baixa em seus estoques, comprometendo a realização de cirurgias em hospitais públicos e privados de todo o Estado. A assistente social e ouvidora do Hemopi, Miriam Lages, disse que o Hemocentro dificilmente consegue atingir a meta diária de 200 bolsas de sangue de qualquer tipo. Mesmo com alguns dias de movimentação intensa, a média de arrecadação está em 170.

?Fornecemos sangue para todas as cidades do Piauí e parte do Maranhão. Com o estoque que temos é inviável manter todos os locais abastecidos?. Ainda de acordo com a ouvidora, o tipo sanguíneo de maior demanda é O+, cujo estoque ideal é de 69 bolsas por dia. No sábado (08), apenas 39 bolsas eram deste tipo. No entanto, a solidariedade sempre floresce em tempos difíceis. A Igreja Batista do Jóquei mobilizou mais de 20 membros para realizarem doação, ontem, em uma campanha especial. Contudo, os líderes da igreja sempre incentivam seus membros à doação fidelizada em qualquer época do ano.

Lucilene Araújo Marques, membro da comissão de ação social da igreja, afirma que já é um hábito a doação de sangue pelos membros da igreja. ?Além da campanha anual fixa, sempre que o Hemopi precisa nos mobilizamos, pois é um papel da igreja ter expressões de amor ao próximo e dar exemplos de solidariedade aos nossos filhos?, disse. Também membro da Igreja Batista, Glads Mara Ramos se tornou uma doadora fidelizada desde 2011 e está sempre disposta a ajudar. ?Eu faço isso por me sentir tocada em ajudar o próximo, por isso tenho o compromisso de doar sangue?.

Miriam Lages reforçou que o Hemocentro é mantido através da solidariedade de instituições que têm oferecido muito apoio nos períodos de baixa no estoque e incentiva mais ?rolezinhos? de doadores no Hemocentro. ?Como estratégias para arrecadar doações, nós temos apenas essas importantes parcerias, a divulgação, além do acolhimento e carinho que oferecemos a qualquer pessoa que nos procura?, reforçou a ouvidora.

Campanha de Carnaval estimula doações

O Hemocentro está se preparando para a campanha especial voltada para o Carnaval, que vai estimular as pessoas que ficam na cidade a realizarem a boa ação.

A divulgação nesses dias será intensificada. As atividades iniciam no dia 24 de feveiro. No dia 26, o local receberá a visita dos Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Teresina -2014.

A assistente social Miriam Lages reforça que o período de Carnaval é um dos que mais demandam bolsas de sangue e onde as doações tendem a ter uma baixa significativa. O Hemopi funciona de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7 horas às 18 horas, e está localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina.

Para ser doador basta ter entre 16 a 69 anos, pesar a partir de 50 Kg e estar em boas condições de saúde. É preciso levar um documento original com foto e participar da triagem que é realizada antes das doações. Homens podem repetir doações a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. (S.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES