Hemopi pretende aumentar estoque na Copa do Mundo

Como forma de mobilização, a instituição realiza ações como palestras educativas, captação de doadores, realização de coletas externas e internas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período em que será realizada a Copa do Mundo toda a hemorrede do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) tem o objetivo de aumentar o estoque de hemocomponentes, já que é possível que ocorra um maior número de acidentes de trânsito, devido a irresponsabilidade de muitos em períodos festivos.

Foi estipulada uma meta nacional, para cidades não sedes, de um aumento entre 15% e 20%, nesse período. Este plano foi elaborando como forma de evitar maiores transtornos a possíveis atendimentos de emergência.

A expectativa é que o Hemopi receba 6.000 doações, em junho. Para isso, é essencial o apoio e a colaboração da população. Como forma de mobilização, a instituição realiza ações como palestras educativas, captação de doadores, realização de coletas externas e internas, agendamentos de transporte de doadores com grupos organizados e convite para que as pessoas doem sangue por meio de cartas, e-mails, torpedos e ligações telefônicas.

Os tipos de sangue que mais faltam nos estoques são os negativos, principalmente o AB(-). Já os tipos A e O positivos são os mais transfundidos porque são os tipos sanguíneos da maioria da população, por isso a doação de todos os tipos sanguíneos se faz necessária.

?Um mesmo paciente pode receber vários tipos de hemocomponentes, e são distribuídos para transfusão, cerca de 70.000 hemocomponentes por ano. Porém, em torno de 20% dos pacientes não são atendidos imediatamente, devido a falta de plaquetas.

No ano passado, foram realizadas em torno de 52.000 doações no Piauí, neste ano, a expectativa é que seja 60.000 até o fim de 2014. ?O maior número de transfusões é realizado em pacientes vítimas de traumas, cirurgias cardíacas e em pacientes em tratamento oncológico?, afirma Evoneide Gomes, gerente da hemorrede.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES