HGV é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

A unidade vai participar do 4º ciclo do Projeto Lean nas Emergências com outras 40 unidades do país.

Avalie a matéria:
Hospital | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Apesar do hospital não ser de urgência e emergência, é a principal porta de entrada dos pacientes regulados pela Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado e será piloto para o Ministério da Saúde com este perfil, explica o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Diretoria do hospital 

Com o projeto, o hospital passa, a partir de fevereiro, a receber as visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no Projeto Lean nas Emergências. Este é o  4º ciclo do projeto no qual foram selecionados 40 unidades em todo o país. Para o diretor do HGV, significa uma oportunidade de agilizar o atendimento do paciente regulado pela RUE.

“Com a participação do HGV no projeto, o objetivo é reduzir a permanência do paciente no hospital, melhorando a organização dos fluxos e, consequentemente, podendo aumentar o número de pacientes atendidos na unidade, reduzindo tempo de espera por um procedimento”, explica Gilberto Albuquerque.

A outra vantagem, diz Albuquerque, é que os profissionais serão treinados na metodologia Lean. “A metodologia Lean reduz desperdícios e tempo, otimizando espaços e insumos”, destaca o diretor.

Ele explica ainda que, para alcançar essas melhorias, os hospitais que participam da iniciativa passam por um processo de intervenção, fase em que os profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam e reúnem-se com gestores e profissionais para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, utilizando ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitando as equipes.

Essa fase dura, em média, seis meses, e após o término, o HGV passará por um monitoramento, por mais doze meses, para garantir a transformação no gerenciamento da unidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES