HGV participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

HGV participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Get?lio Vargas vai participar da Semana Nacional de Ci?ncia e Tecnologia, no in?cio de outubro. Este ano, em fun??o da import?ncia das quest?es globais do Planeta e sobreviv?ncia da esp?cie humana, estrutura e recursos naturais, mudan?as clim?ticas, foi escolhido como tema para a Semana Terra.

O objetivo do evento ? mobilizar a popula??o em torno de temas e atividades, procurando valorizar a criatividade, a atitude cient?fica e a inova??o. Como parte da programa??o, o HGV vai abordar o tema lixo hospitalar (do acondicionamento, transporte e destina??o final).

A participa??o do HGV vai acontecer nos dias 3, 4 e 9 de outubro, com palestras sobre Gerenciamento de Res?duos no HGV, ministradas pelas enfermeiras Odin?ia Batista e Socorro Oliveira. Al?m da instala??o de estande com exposi??o de v?deos sobre o manejo dos res?duos s?lidos de servi?os de sa?de; exposi??o de cont?ineres para separa??o dos res?duos (lixo) e distribui??o de folders sobre o lixo hospitalar.

A iniciativa prev? uma orienta??o para a popula??o sobre a import?ncia da redu??o do volume e massa dos res?duos perigosos, melhoria das medidas de seguran?a e higiene do trabalho, prote??o da sa?de da popula??o e do meio ambiente e o cumprimento da legisla??o vigente (Anvisa N? 33).

Segundo a enfermeira e professora universit?ria Odin?ia Batista, os res?duos considerados s?lidos s?o os potencialmente infectantes que s?o as pe?as anat?micas (membros amputados); os qu?micos, que s?o as subst?ncias para revela??o de filmes de Raio X; os rejeitos radioativos; res?duos comuns como pap?is, pl?sticos, gesso e luvas e os perfuro-cortantes como as l?minas, bisturis e agulhas.

O HGV conta com um tratamento do lixo hospitalar e tamb?m recebe o lixo de outros hospitais p?blicos para o destino final. Segundo o diretor-geral, No? Fortes, para implanta??o de uma pol?tica adequada que venha efetivamente minimizar os efeitos mal?ficos dos res?duos para o meio ambiente, como tamb?m para a sa?de p?blica, as institui?es p?blicas e privadas devem elaborar, implantar e manter o Plano de Gerenciamento dos Res?duos S?lidos de Sa?de (PGRSS), documento que descreve todas as a?es relativas ao manejo dos res?duos; gera??o, segrega??o, acondicionamento, transporte, tratamento e destina??o final, como o HGV vem realizando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES