HGV passa a realizar exame necessário para transplante hepático

O serviço vai dar mais segurança ao paciente transplantado e é o primeiro passo para o início dos transplantes hepáticos no hospital.

Laboratório do HGV passa a realizar exame necessário para transplante hepático | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o Hospital Getúlio Vargas (HGV ) passa a realizar a dosagem dos níveis de imunossupressores utilizadas para suprimir a rejeição de transplante de órgãos autólogos. A medida vai dar mais segurança ao paciente transplantado e é o primeiro passo para o início dos transplantes hepáticos no HGV.

Para o diretor-geral, Gilberto Albuquerque, a implantação do exame é um avanço para a realização de transplantes no hospital, "pois os imunossupressores quando administrados em doses elevadas podem causar neurotoxicidade e nefrotoxicidade, por isso, a necessidade de fazer o controle da concentração no sangue. “Anteriormente, o HGV encaminhava o exame para um  laboratório terceirizado para o acompanhamento dos níveis de imunossupressores em pacientes transplantados, agora poderá ser feito aqui mesmo", explica.

Laboratório do HGV passa a realizar exame necessário para transplante hepático

Para a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HGV, Lilibeth Sales, a monitorização dos níveis séricos dos imunossupressores é fundamental para o ajuste da dose, evitando rejeição do órgão e evitando também toxicidade no organismo do paciente. "O laboratório do HGV passa a fazer essa dosagem sérica que beneficiará diretamente os pacientes transplantados renais e também será importante para viabilizar o início do programa de transplante hepático no HGV", destaca a biomédica.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, comentou a abertura do serviço de transplante hepático no Getúlio Vargas. "Já estamos retornando com os procedimentos no Getúlio Vargas e vamos implantar mais esse serviço que é tão necessário para a rede hospitalar do estado. O hospital está estruturado para os atendimentos e vamos poder reprimir a fila de espera e salvar vidas", ressalta Santos.

Laboratório do HGV passa a realizar exame necessário para transplante hepático



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES