HGV passa manhã e parte da tarde sem hemodiálise

O Piauí atualmente possui 12 clínicas que realizam o processo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí atualmente possui 12 clínicas que realizam o processo de hemodiálise. Destas, seis estão em Teresina, onde a principal é o Hospital Getúlio Vargas (HGV). O problema é que na manhã desta segunda-feira (7) o hospital não pôde realizar o procedimento durante a manhã e parte da tarde.Pelo menos 25 pessoas ficaram sem atendimento.

De acordo com Luís Filho, Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí (Aprepi), a situação é problemática porque os pacientes podem morrer a qualquer momento. “Teve um curto-circuito no prédio, queimou uma bomba e está faltando uma peça. O fornecedor não faz o serviço de reparo porque está com os pagamentos atrasados de manutenção. E nós, da Apref, temos uma preocupação porque o paciente renal não pode passar 48h sem fazer, senão o paciente pode até morrer”, explica.

O procedimento é imprescindível para estes pacientes. “A hemodiálise é um serviço essencial para a saúde de muitas pessoas. O rim filtra o sangue, mas o rim do paciente renal é a máquina. Então é essencial filtrar o sangue para que possamos sobreviver. O excesso de potássio no corpo pode levar a uma parada cardíaca, precisamos eliminar as toxinas”, aponta o presidente da Aprepi.

Mais problemáticas perpassam o problema. “A nossa dificuldade maior é dos pacientes que moram no interior e precisam se deslocar. O tratamento fora do domicílio está atrasado há cinco meses. Temos até uma ação no Ministério Público Estadual e Federal”, relata Luís Filho.

O outro lado

Procurada pela reportagem, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que o atendimento aos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise na Clínica Nefrológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi normalizado ainda durante a tarde. A paralisação no período da manhã foi por conta de um problema técnico no sistema de tratamento da água utilizada no processo de hemodiálise, que é todo computadorizado.

O problema foi ocasionado por uma pane elétrica em um dos aparelhos de ares-condicionados da recepção da clínica, na noite de domingo (6). O incidente obrigou a uma revisão de toda a rede elétrica do local, quando foi constatado o defeito. Um técnico, então, foi acionado para resolver o problema.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) não atendeu aos telefonemas da reportagem durante a tarde desta segunda-feira (7).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES