HGV promove mutirões em diferentes especialidades em Teresina

O objetivo é dinamizar o volume de atendimentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os serviços de Radiologia, Endoscopia, Hemodinâmica e Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveram mutirões simultaneamente no sábado (21). No total, foram programados 40 exames de mamografia, vinte exames de colonoscopia, duas embolizações de aneurisma e trinta cirurgias de catarata. "O objetivo dessas ações é dinamizar o volume de atendimentos dos diferentes tipos de procedimentos que oferecemos à população``, enfatiza Clara Leal, diretora geral do HGV.

A dona de casa Maria das Dores Lima, 47 anos, chegou cedo ao Hospital e estava visivelmente ansiosa antes de fazer o exame de mamografia. "O câncer de mama é um dos mais temidos pelas mulheres. Mas sei que é uma doença curável, desde que diagnosticada precocemente e tratada corretamente. Por isso, acho importante esse mutirão realizado hoje pelo HGV", enfatizou.

Já totalmente descontraído e sempre sorrindo estava o pedreiro Adalberto Ferreira, 47 anos, antes de passar por um exame de vídeo-colonoscopia. “Fiquei surpreso e aliviado quando me ligaram para comparecer ao Hospital no sábado. Sinto muitas dores na barriga. Agora sei que vou tirar qualquer dúvida e saber o que eu tenho de verdade e, se preciso, começar logo o tratamento”, comentou.

"O exame de videocolonoscopia é um exame importante para estudar o intestino grosso, o reto, os segmentos do intestino grosso e o íleo terminal, que é o final do intestino delgado. É um exame que diagnostica precocemente muitas patologias, inclusive o câncer, fazendo com que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e ampliando, assim, as chances de cura", explica o médico do Serviço de Endoscopia do HGV, Aroldo Gualter.

Regularmente, o HGV vem realizando mutirões aos finais de semana e feriados. Novas ações já estão programadas para a próxima quinta-feira (26), feriado de Corpus Christi, e sábado (28). As ações de hoje envolveram cerca de quarenta profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, tecnólogos, pessoal administrativo e maqueiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES