HGV realiza mutirão de diagnóstico da hanseníase neste Sábado

Os atendimentos começam a partir das 8h

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (19) o mutirão de diagnóstico para identificar casos de hanseníase. Os atendimentos começam a partir das 8h e terminam as 15 horas.

Segundo o coordenador da clínica Dermatológica do HGV, Jesuíto Montoril, o Mutirão será em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.  Trabalharão no Mutirão, além do dermatologista Jesuíto Montoril. as médicas Sheila Castelo Branco e Tamara Stelvia.

Em entrevista, o coordenador do Mutirão da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Kelsen Eulálio, disse que em 2014 foram registrados 330 casos da doença em Teresina, sendo 19 deles diagnosticados em crianças. O número ainda é bem inferior a 800 ou 600 ocorrências que eram notificadas há 10 anos.

A principal característica da hanseníase é a apresentação de manchas claras ou avermelhadas, que perdem a sensibilidade. Quem apresentar este sintoma deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para ser atendido por um médico.

Kelsen Eulálio disse que a doença é curável e tratamento feito por polioquimioterapia, através do Sistema Único de Saúde (SUS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES