HGV realiza procedimento inédito na área de cirurgia torácica

Cirurgia será realizada nesta sexta-feira (29).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas realiza, nesta sexta-feira (29), a primeira cirurgia de Lobectomia Pulmonar por Videolaparoscopia utilizando tecnologia avançada que reduz o tempo cirúrgico, a morbidade do paciente e o tamanho das incisões. A cirurgia será realizada pelos cirurgiões torácicos Francisco Neto, de Fortaleza-CE e Cromwell Carvalho ,do HGV.

O coordenador da Clínica Pneumológica do HGV, Cromweel Carvalho explica que o procedimento irá utilizar uma técnica minimamente invasiva, que irá proporcionar  benefícios como invasão menor, portanto propiciando recuperacão mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor.

Segundo Carvalho, o HGV já realiza a técnica, mas a novidade é que, nesse procedimento, irão utilizar grampeadores endoscópicos, bisturis e pinças com ultrassom como energia (bisturi harmônico) e clipadores de última geração. “Esses equipamentos ajudam a reduzir o tempo de ligadura dos vasos que poderiam demorar horas em segundos”, destaca o cirurgião.

Cromwell explica que a cirurgia será realizada na  paciente A. A. S, 36 anos, portadora de provável lesão congênita com infecção secundária e episódios de pneumonias de repetição. "A paciente teve três internações por pneumonia nos últimos dois anos e hemoptose (escarros com sangue. Na cirurgia tradicional, teríamos que fazer incisões de 30 centímetros, com essa tecnologia, iremos fazer incisão de 2-3 centímetros o que proporciona mais segurança para o paciente", destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES