HGV sedia Mutirão de Combate à Hanseníase no sábado (28)

Devem comparecer ao local pessoas com alguma mancha suspeita

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de alertar à população da importância do diagnóstico precoce e identificar possíveis casos de hanseníase, a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (28), um mutirão de combate à doença.

Segundo o coordenador do Serviço de Dermatologia do HGV, Jesuíto Montoril, devem comparecer pessoas que tenham alguma mancha suspeita - esbranquiçada ou avermelhada - com dormência no local.

O médico explica que, para participar da ação, que será realizada das 8h às 14h, basta apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "Os casos que forem diagnosticados como positivos serão encaminhados para tratamento, inclusive no próprio HGV, que é um dos dois centros de referência da doença no estado", destaca Jesuíto Montoril.

Ainda de acordo com o coordenador, o Piauí ocupa hoje o 11º lugar no Brasil em número de casos de hanseníase. "O estado vem mantendo uma média de cerca de 1.050 casos por ano. É preciso esclarecer que a hanseníase tem tratamento, que dura de 6 a 12 meses, é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A média de cura no Piauí é bastante alta", completa o médico.

No mutirão do ano passado, foram atendidas 144 pessoas e dez casos identificados, todos da forma multibacilar. Sendo oito em adultos e dois em menores de 15 anos.

A ação é uma parceria do HGV e Fundação Municipal de Saúde (FMS), com participação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), e faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, sempre celebrado no último domingo de janeiro.

Serviço de Dermatologia do HGV

O Serviço de Dermatologia do HGV trabalha com a prevenção, diagnóstico clínico e/ou por meio de exames de baciloscopia e biópsia, e tratamento da doença, incluindo as reações hansênicas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos das mãos, braços, pernas, rosto, olhos, orelhas e nariz. O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico; somente em alguns casos são necessários solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.

O tratamento é oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é mais efetivo quando a doença é diagnosticada precocemente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES