Hidrogênio Verde: pesquisadores visitam o 1º centro de pesquisa em MG

No estado mineiro, eles viram de perto como cientistas estão trabalhando em uma estação de abastecimento de veículos com hidrogênio verde

Hidrogênio verde: piauienses visitam o 1º centro de pesquisa sobre o tema em Minas Gerais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo composto por pesquisadores, empresários e investidores do Piauí embarcou nesta segunda-feira (04) em uma missão em busca de conhecimento e parcerias na área do hidrogênio verde nos estados de Minas Gerais e São Paulo. No estado mineiro, eles viram de perto como cientistas estão trabalhando em uma estação de abastecimento de veículos.

Essa iniciativa, que reflete o interesse crescente no setor e a busca por oportunidades de desenvolvimento tecnológico e econômico no campo das energias renováveis, recebe o apoio do Instituto Ciência e Tecnologia (ICTIS), pesquisadores das universidades, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Investe Piauí e empresas H2NH3.TECH e ATESTTGRENN.

Hidrogênio verde: piauienses visitam o 1º centro de pesquisa sobre o tema em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Entre os destinos, estão instituições renomadas que têm investido em pesquisas e desenvolvimento nessa área, além de aceleradoras e fundos de venture capital que apoiam startups e iniciativas inovadoras relacionadas ao hidrogênio verde.

Edson da Costa Bortoni, reitor da Unifei (Foto: Divulgação)

No primeiro centro de pesquisas em hidrogênio verde do Brasil, situado em Itajubá, Minas Gerais, os visitantes conheceram como o local estuda o uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na mobilidade urbana, como em ônibus.

"Estamos aqui para conhecer um centro de inovação verde. Viemos conhecer esse centro de pesquisa que possui uma cadeia de produção em pesquisa, experimentação e motores que já funcionam com essa energia. Aqui, recebemos experiências, desdobramentos para que possamos intercambiar ideias e soluções para a implantação do que está sendo desenvolvido para as universidades", disse João Paulo Sales Macedo em entrevista ao Meionorte.com.

Hidrogênio verde: grupo visita CIVI-CO - Hub de Impacto Social (Foto: Divulgação)

O Piauí, conforme o reitor, tem como ponto central dessa revolução energética o HUB de Hidrogênio Verde, que pode tornar o estado referência na produção desta energia limpa e renovável. O projeto monumental localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, no litoral do estado, está prestes a receber grandes investimentos na ordem de R$200 bilhões de reais. A expectativa é que a Green Energy Park e a Solatio, empresas responsáveis pelos dois empreendimentos, juntas, possam gerar 20 mil empregos na região com uma produção energética de 20GW.

O empresário Daniel Guimarães, um dos integrantes desse grupo pioneiro, afirmou que essa é uma oportunidade de trocar conhecimentos, estabelecer parcerias estratégicas e identificar possíveis oportunidades de investimento no setor. 

“Estamos nos conectando com outros pesquisadores, empreendedores e investidores da indústria da descarbonização, participando dessa nova economia de rede, do ambiente da inovação, onde a cooperação ganha cada vez mais espaço em detrimento da competição”, falou Daniel.

Conforme o empresário, o roteiro do programa de conhecimento inclui uma visita à sede da AYA Earth Partners, aos ecossistemas de descarbonização, ao HUB COVI-CO e reuniões com gestores de fundos verdes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES