Hidrovia do rio Parnaíba deve beneficiar 8,7 milhões de pessoas no Brasil

O estudo de viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental da Hidrovia será apresentado na sexta-feira, em Teresina. Pesquisa incluiu quatro Estados, entre eles, o Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A construção da hidrovia do rio Parnaíba para transporte de produtos e passageiros será capaz de beneficiar uma população de 8,7 milhões de pessoas, que residem na área nos municípios com potencial de influências pelo rio. É o que revela pesquisa do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental da Hidrovia (Evtea) realizada pelas empresas Hidrotopo e Dzeta.

O projeto será apresentado amanhã, às 10 horas, no Hotel Blue Tree, em Teresina, com a participação de diversos segmentos sociais, como representantes das classes política, ambiental, empresarial, industrial e acadêmica.

A pesquisa incluiu quatro Estados, 11 mesorregiões, 42 microrregiões e 518 municípios. A hidrovia, como um todo, seria compreendida de Santa Filomena/Alto Parnaíba até sua foz, no Delta do Parnaíba. Também considerou-se o rio Balsas, do município de Balsas até Uruçuí.

“Esse é um assunto de extrema importância para o Piauí no que diz respeito ao seu desenvolvimento econômico e também à preservação da Bacia do Parnaíba”, ressalta o deputado federal Jesus Rodrigues, que defende a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O parlamentar destaca que a construção desse corredor aquaviário para transporte de produtos e passageiros será capaz de beneficiar uma grande população.

No documento estão descritos os resumos dos resultados obtidos quanto à avaliação dos aspectos técnicos de engenharia previstos para tornar a via navegável, mantendo uma profundidade mínima de 2,50 metros, assim como a largura de 40 metros.

Foram estimados os volumes e os investimentos necessários em dragagens e derrocagens do rio Parnaíba e do rio Balsas, também os investimentos necessários para balizamento e sinalização da via e manutenção da mesma. O evento está sob a coordenação da Ahinor - Administração das Hidrovias do Nordeste, que é subordinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES