Historiador e membro da ABL, José Murilo de Carvalho, morre aos 83 anos

O historiador que ocupava uma cadeira na ABL desde 2004, morreu neste domingo após dias internado na UTI.

O professor de História do Brasil, ocupava a 5º cadeira na Academia Brasileira de Letras | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada deste domingo (13), a Academia Brasileira de Letras (ABL) perdeu um dos membros mais importantes e mais antigos de sua filiação. O historiador e membro da instituição desde 2004, José Murilo de Carvalho, morreu no Hospital Samaritano, localizado no Rio de Janeiro, após vários dias internado lutando contra a Covid.  

José Murilo tinha 83 anos e era considerado um dos maiores historiadores e estudiosos intelectuais do Brasil. Ele era mineiro, nascido na cidade de Andrelândia no dia 8 de setembro de 1939. José graduou-se em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1965, ao que se seguiu seu mestrado em Ciência Política pela Stanford University, em 1969, onde também concluiu seu doutorado em Ciência Política, em 1975. No ano de 1977, ele concluiu seu pós-doutorado em História da América Latina pela University of London.

Desde 1997 era professor titular de História do Brasil no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No dia 13 de setembro de 2001, recebeu a Medalha de Honra da UFMG. José também ficou conhecido por seu histórico de professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e também na Fundação Ortega y Gasset, localizada em Madrid.

Além de sua longa carreira fora do país, o historiador construiu seu império no Brasil também, quando foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. No ano de 2004, José foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 5. Além de fazer parte da Academia Brasileira de Ciências. José Murilo de Carvalho escreveu 19 livros em toda sua vida, entre eles os mais conhecidos e usados para estudos acadêmicos e pesquisas científicas como “A Formação das Almas”, “A cidadania no Brasil”, e “Os bestializados”.

O velório do grande historiador está programado para acontecer às 9h desta segunda-feira (14) na ABL, localizado no Centro da cidade. Em seguida, o corpo de José deve ser enterrado no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do RJ, as 13h.

José Murilo de Carvalho (1939-2023)/Reprodução: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES