Hoje é dia da saúde ocular! confira entrevista com oftalmologista

O Portal Meio Norte conversou com a Dra. Janaine Braga

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, 10 de julho, é dia da saúde ocular. Nesta data tão significativa, nada melhor do que um bate papo com quem entende do assunto. O Portal Meio Norte conversou com a Dra. Janaine Braga (Oftalmologista, especialista em Glaucoma e Lentes de Contato).

Dra Janaine Braga

Como está o contexto da população (no geral) sobre a saúde ocular? As pessoas estão se cuidando mais ou os descuidos estão crescendo?

Existem alguns programas do governo visando aumentar os cuidados com a saúde ocular da população como o projeto Olhar Brasil que funciona como uma espécie de triagem. Porém, no geral, as pessoas só procuram o oftalmologista quando já estão com algum problema nos olhos. sendo assim muitas doenças que poderiam ser detectadas e tratadas precocemente deixam de ser diagnosticadas porque as pessoas não tem consciência de agir.

Quais são os problemas que, atualmente, mais atingem a visão humana?

Os problemas visuais mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia), a catarata, o glaucoma, a retinoplatia diabética e a degeneração macular relacionada a idade, entre outros.

Muito se ouve falar sobre alguns conceitos em relação à saúde da visão. Diz-se que ler com pouca luz prejudica os olhos, que a falta de algumas vitaminas também penaliza a visão, entre outros. Quais são os mitos e verdades acerca dessa história de, como se diz no popular, "apurar a vista"?

O ato de ler com pouca iluminação ou usar muito o computador, ver TV de muito próximo, não gera nenhuma doença ocular, mas pode trazer dor de cabeça, ardência nos olhos, lacrimejamento e embaçar a visão temporariamente. Já as vitaminas - A, B2, C, E, luteína - são de grande importância para a visão, podendo prevenir males como a catarata e DMRI (degeneração macular relacionada à idade).

Quais são os males mais perigosos para a visão (em termos de patologias, congênitas ou adquiridas)?

Dentre as patologias mais perigosas podemos citar o glaucoma congênito, dada a grande resistência ao tratamento; o retinoblastoma, que pode ser congênito ou aparecer durante os três primeiros anos de vida, já que é um tumor maligno, podendo levar a óbito; o glaucoma, por ser uma doença silenciosa e causar cegueira irreversível; outras importantes e sérias patologias que necessitam tratamento precoce são a retinopatia da prematuridade, a catarata congênita, o descolamento de retina e a retinopatia diabética, por exemplo.

Como os problemas da visão atingem especificamente as crianças?

Na infância podemos ter uma grande variedade de patologias oculares, desde os erros de refração, catarata, glaucoma, até os tumores oculares. Evidencia-se aí a importância dos exames preventivos para que se possa evitar um comprometimento em definitivo da visão.

Qual o cenário para o futuro? Dá para ter esperanças de uma população mais consciente dos cuidados com a visão?

Isso depende do empenho dos governos, ongs, oftalmologistas, e outras organizações envolvidas na prevenção da cegueira, com programas sustentáveis de Saúde Ocular. A cegueira está diretamente relacionada com a pobreza, com os baixos índices de desenvolvimento, com a educação precária, enfim, é todo um contexto que precisa ser trabalhado ao longo dos anos para que se melhorem realmente os cuidados com a visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES